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Advogados nos EUA tentam avisar clientes que eles têm direito a receber US$ 1.200, mas ninguém acredita

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O advogado norte-americano John Barrett tenta, sem sucesso, avisar seus clientes que venceu para eles uma causa estimada em US$ 61 milhões contra a empresa Dish Network Corp. De acordo com informações do jornal The Wall Street Journal, as tentativas de contato têm sido frustradas na medida em que consumidores simplesmente não acreditam que têm direito a receber o dinheiro. O descrédito dos vencedores tem origem no próprio processo, motivado por ligações ilegais de telemarketing que importunavam os clientes do escritório. Cada um tem direito a receber, em média, a quantia de US$ 1.200.

Quando receberam a ligação, algumas pessoas achavam que estavam sendo processadas. Outros desligaram antes que o pessoal do escritório de advocacia pudesse oferecer as informações básicas sobre o processo. Barrett e seus colegas do escritório de advocacia Bailey & Glasser LLP contrataram centenas de pessoas para dar a notícia sobre o julgamento.

O advogado John Barrett disse que o escritório optou por fazer as ligações quando, seis semanas depois de enviar correspondências aos clientes, o escritório tinha menos de 8% de taxa de resposta. Ele começou, então, a fazer ligações sozinho para descobrir por que as pessoas não estavam retornando as cartas e descobriu que muitos achavam que era bom demais para ser verdade.Consumidor recebe até 20 ligações por dia

O morador da cidade Massachusetts Douglas Pierce recebeu uma carta no correio sobre o veredicto de Dish em novembro, mas argumenta que achou que tratava-se de mais uma propaganda. O homem de 64 anos tem o mesmo número de telefone fixo desde 1984 e calcula que recebe entre 10 e 20 ligações de telemarketing diariamente.

No dia seguinte ao Natal, quando ele esvaziou a secretária eletrônica, ele disse que ouviu uma mensagem de Barrett e lembrou-se da correspondência que havia descartado. Ele ligou para o escritório de advocacia e descobriu que poderia conseguir até US $ 18.000.

“Eu vejo a ironia de um grupo de advogados ligando para pessoas que foram bombardeadas com ligações de telemarketing”, diz Barrett, que liderou a equipe com o parceiro Brian Glasser.

No ano passado, a dupla ganhou um processo de US $ 20,4 milhões contra o Dish em uma ação coletiva que alegava que o provedor via satélite importunava milhares de pessoas com ligações de propaganda. O juiz mais tarde triplicou o veredicto. Isso significa que 18.066 pessoas que receberam chamadas da Dish há vários anos estão na fila para receber entre US $ 2.400 e US $ 30.000 cada.

Empresa culpa subcontratada pelas ligações

A Dish planeja recorrer da decisão e argumenta que não deve ser responsável por ações promovidas por uma empresa subcontratada que teria feito as chamadas. A Dish alegou no processo judicial que recomendou à outra empresa para parar de entrar em contato com números de listas telefônicas sem autorização e que qualquer chamada feita “violou suas instruções”.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, as caixas de correio dos Estados Unidos estão repletas de correspondências que alertam os consumidores para acordos coletivos sobre contato de telemarketing ou violação de privacidade.

De acordo com o Ato de Proteção ao Consumidor por Telefone americano, as chamadas de telemarketing não são apenas inoportunas, mas às vezes são ilegais. Apesar disso, as empresas de propaganda criticam os processos judiciais. Um advogado da Dish disse no julgamento que “o demandante está tentando obter lucros inesperados por um telefonema”. Os jurados do estado da Carolina do Norte discordaram em um raro julgamento sobre a lei de telemarketing, e entendendo que a Dish deveria ser responsabilizada pelas chamadas indevidas do contratado. Fonte jornal Extra

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