X

PIS/Pasep: cinco milhões de trabalhadores devem procurar bancos para fazer o saque

PIS/Pasep: cinco milhões de trabalhadores devem procurar bancos para fazer o saque. A 12 dias do término do prazo de pagamento das cotas do Fundo PIS/Pasep para quem tem menos de 60 anos, o Ministério do Planejamento informa que, dos 6,5 milhões de beneficiários correntistas dos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Bancoob, Sicred, Banestes, BRB e Mercantil com potencial de receber o dinheiro por meio de depósitos automáticos em suas contas, cinco milhões terão de procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para poder sacar o dinheiro do benefício. É que estes cotistas apresentaram problemas cadastrais em seus bancos.

Por isso, é importante que os trabalhadores que atuaram formalmente na iniciativa privada ou no serviço público, entre 1971 e 1988, procurem uma agência da Caixa Econômica Federal (cotistas do PIS) ou do Banco do Brasil (cotistas do Pasep) para verificar o saldo e também retirar os recursos.

Segundo o ministério, apesar do esforço em conjunto com a Febraban, que costurou uma parceria com os oito bancos, além da Caixa e do Banco do Brasil, para que os seus correntistas cotistas do fundo pudessem receber os depósitos automáticos em suas contas, apenas 1,5 milhão se mostrou apto a receber os créditos automáticos.

Trabalhadores beneficiados

Os depósitos automáticos podem beneficiar 9 milhões de pessoas, com direito a receber mais de R$ 8 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. As transferências foram asseguradas por a um acordo firmado entre o governo e a Federação Brasileira de Bancos(Febraban). O valor médio de saque é de R$ 1.370.

Antes, os depósitos só estavam sendo feitos para clientes da Caixa e do Banco do Brasil. Os correntistas não precisam fazer nada, pois os bancos conveniados já fizeram a conferência para saber se os beneficiários tinham conta em suas agências.

PIS

A Caixa fará o pagamento aos correntistas dos bancos privados entre 13 e 19 de setembro. As datas variam de acordo com a instituição financeira.

Confira o calendário:

Santander, Bancoob, Sicredi e Banestes: 13 de setembro

Relacionadas

Bradesco: 14 e 17 de setembro

Itaú, BRB e Mercantil: 19 de setembro

Pasep

Quem trabalhou no setor público receberá a cota do Pasep. O BB começou a pagar os correntistas dos bancos privados na terça, e os depósitos irão até 14 de setembro. As datas variam de acordo com o banco:

Bradesco: 11 de setembro

Santander: 12 de setembro

Itaú e Bancoob: 13 de setembro

Sicredi, Mercantil, Banestes e BRB: 14 de setembro

Para herdeiros de cotistas que morreram, o saque pode ser feito independentemente do calendário. Para isso, é preciso ir qualquer agência da Caixa (se o titular tiver trabalhado em empresa privada) ou do Banco do Brasil (se for servidor) e apresentar o documento oficial de identificação e o documento que comprove a condição de herdeiro, para realizar o saque.