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Veja a medida nova para atender pedido de aposentadoria mais rápido no INSS em 2018

Veja a medida nova para atender pedido de aposentadoria mais rápido no INSS em 2018. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou mais uma mudança para tentar tornar mais rápido o atendimento aos trabalhadores que solicitam benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, entre outros. A novidade é a criação de centrais de análise de processos, que terão a função de analisar os pedidos de benefícios. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17).

Com isso, as agências do INSS serão responsáveis apenas por atender as pessoas que não tem acesso à internet e por receber documentos dos trabalhadores.

O órgão ainda não soube informar qual será a redução no tempo para concessão de benefícios.

Neste ano, o INSS passou a oferecer uma série de serviços pela internet e por telefone para tentar agilizar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de espera.

Desde maio, o pedido de aposentadoria por idade ou tempo de contribuição e de salário-maternidade pode ser feito pelo Meu INSS (site e aplicativo de celular) e pelo telefone 135. Desde julho, a consulta ao extrato do INSS só pode ser feita pela internet ou com agendamento prévio.

Redução no quadro de pessoal exige mudanças

De acordo com o INSS, um grupo de cerca de mil servidores que atuam nas agências deve ser realocado para atuar exclusivamente nessas centrais de análise.

Atualmente, o INSS possui 33.500 servidores. Desses, 5.174 atuam diretamente na análise e concessão de benefícios. No entanto, 34% dessa mão de obra já se encontra em condições de se aposentar e poderá fazê-lo em 2019, quando será incorporada ao salário uma gratificação por desempenho.

A redução iminente do quadro de pessoal exigiu mudanças, segundo o INSS.


Consulta a extrato do INSS só será feita com agendamento ou pela internet

partir desta segunda-feira (16), quem quiser consultar no INSS o extrato previdenciário, também conhecido como CNIS, para ver dados de trabalho e contribuições, terá que agendar primeiro o atendimento pelo telefone 135 ou pelo canal Meu INSS (site e aplicativo para celulares).

Além do extrato, outros serviços terão de ser agendados por quem prefere o atendimento direto nas agências:

  • consulta a histórico de crédito de benefício
  • consulta a carta de concessão
  • consulta a extrato de empréstimo consignado
  • consulta a extrato de Imposto de Renda
  • consulta a declaração de benefício – consta/nada consta

As consultas também podem ser feitas diretamente pela internet no Meu INSS, mas é preciso ter cadastro e senha (veja mais abaixo como fazer isso). Para utilizar a ferramenta somente para agendar o atendimento na agência, o cadastro não é necessário, segundo o instituto.

O objetivo do agendamento prévio é agilizar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de espera, segundo o INSS.

Quem comparecer à agência para solicitar um dos serviços será orientado a fazer o agendamento e receberá a senha do Meu INSS para que possa acessar o serviço pela internet, se preferir, ou agendar o atendimento em uma agência.

De acordo com o INSS, os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco também disponibilizam a consulta ao extrato previdenciário para seus clientes.

Outros serviços

Desde o dia 24 de maio, outros serviços, como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento, também passaram a ser atendidos com agendamento prévio. Veja quais são aqui.

Cadastro no Meu INSS

Para fazer o cadastro no Meu INSS, o instituto recomenda ter em mãos documentos e a carteira de trabalho. Algumas perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário, como data de recebimento do benefício ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

“Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet”, informa o instituto.

O atendimento pelo telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.

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