Benefícios

Operação da PF contra fraudes nos benefícios do INSS

Operação da PF contra fraudes nos benefícios do INSS. Duas pessoas foram presas preventivamente nesta terça-feira (3) durante a operação Virtus, deflagrada pela Polícia Federal para investigar corrupção e fraudes na concessão de benefícios previdenciários na Agência da Previdência Social (APS) em Carangola (MG). Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, o gerente em exercício da APS-Carangola concedeu, entre 2017 e 2019, cerca de 120 benefícios previdenciários com indícios de fraudes. Também foram identificadas diversas irregularidades, como inclusão de falsas contribuições à Previdência e benefícios concedidos sem formalização do processo concessório.

A investigação, iniciada em janeiro deste ano, apurou que as fraudes eram realizadas por meio de uma parceria entre um contador do município e o servidor do INSS, que concedia os benefícios mediante pagamento de propina.

As pessoas que participaram do esquema terão suas aposentadorias revisadas pelo INSS e serão cobradas a ressarcir à União o valor recebido indevidamente.

Até agora, a PF contabilizou R$ 2,5 milhões em prejuízos com a fraude, mas a cessação dos 120 benefícios poderá devolver até R$ 41 milhões aos cofres públicos segundo cálculo da Polícia Federal.

To Top