Economy

PETRÓLEO-Preços sobem com indícios de novos cortes de produção pela Opep+

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo avançaram cerca de 1% nesta segunda-feira, apoiados por indícios de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados podem chegar a um acordo para aprofundar os cortes de produção em um encontro nesta semana e pelo avanço da atividade industrial na China, que sugere demanda mais forte.

Os futuros do petróleo Brent para entrega em fevereiro, vencimento mais ativo, fecharam em alta de 0,43 dólar, ou 0,7%, a 60,92 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos subiu 0,79 dólar, ou 1,4%, para 55,96 dólares o barril.

O petróleo recuou das máximas da sessão atingidas no início do dia à medida que os índices de Wall Street passaram a cair, depois que dados mostraram que a atividade fabril dos EUA contraiu em novembro e após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado planos para restaurar tarifas sobre aço e alumínio de Brasil e Argentina.

Trump acusou ambos os países de desvalorizarem suas moedas, o que segundo ele prejudicaria os agricultores norte-americanos.

A Opep e seus aliados, incluindo a Rússia, devem estender os cortes de produção nesta semana, com a possibilidade de ampliá-los em 400 mil barris por dia ou mais, segundo duas fontes. Os ministros da Opep se reunirão em Viena na quinta-feira. A reunião mais ampla, da Opep+, será na sexta-feira.

(Com reportagem adicional de Alex Lawler em Londres e Aaron Sheldrick em Tóquio)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB11OC-VIEWIMAGE

To Top