Asia

Japão ensaia ações antiterrorismo com cães antes da Tóquio 2020

TÓQUIO (Reuters) – Autoridades japonesas ensaiaram manobras “antiterrorismo” com cães treinados para detectar itens suspeitos, inclusive explosivos, na Estação de Tóquio nesta quarta-feira, e estão intensificando os preparativos de segurança para a Olimpíada do ano que vem.

Durante os ensaios, labradores e beagles especialmente treinados cheiraram usuários do transporte intermunicipal perto de cabines de bilhetes. As autoridades tentam equilibrar a necessidade de segurança com a de não causar muito transtorno no movimentado sistema de transporte da capital.

Quase 20 milhões de pessoas usam o transporte público diariamente na área da grande Tóquio, que abriga mais de 35 milhões de habitantes.

Estima-se que outras 600 mil pessoas estarão na cidade durante os Jogos, o que significa que tanto a segurança quanto o transporte eficiente são preocupações para as autoridades locais.

Os ensaios desta quarta-feira vêm na esteira de um teste semelhante realizado em outra estação de metrô de Tóquio em março.

Em ensaios separados, escâneres corporais também foram adotados para detectar objetos perigosos escondidos em roupas, de acordo com o Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT).

“Este é um novo projeto realizado para a Tóquio 2020”, disse o chefe ferroviário do ministério, Hidenoby Nomoto, aos repórteres nesta quarta-feira.

“Considerando o resultado deste teste experimental, gostaríamos de analisar a fluidez dos viajantes, ou como os clientes se sentiram.”

A Olimpíada de Tóquio de 2020 ocorre entre 24 de julho e 9 de agosto.

(Por Akira Tomoshige e Shiori Ozawa)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFB3159-VIEWIMAGE

To Top