Benefícios

Governo confirma que as mudanças no pagamento do Auxílio Doença no INSS são meramente contábil

Governo confirma que as mudanças no pagamento do Auxílio Doença no INSS são meramente contábil. O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, confirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o pagamento do auxílio-doença pode passar do INSS para empresas, conforme informou a reportagem do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Mas Marinho explicou que a mudança será meramente contábil, porque as empresas vão poder compensar o gasto no mesmo mês com outro imposto.

Marinho explicou que a mudança foi incluída pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) em seu relatório na da Medida Provisória 891, que trata da antecipação da primeira parcela do 13.º o a aposentados e pensionistas do INSS.

A proposta prevê que a empresa também ficaria responsável pelo pagamento após os primeiros 15 dias do afastamento do funcionário. “É uma mudança meramente contábil e de racionalização do processo. Mas reduz a necessidade de despesa primária e abre um espaço no teto de gastos de R$ 7 bilhões a R$ 15 bilhões para investimento em infraestrutura, educação e saúde.”

Segundo o secretário, as empresas também ficariam responsáveis pela perícia.

Previdência dos militares

Durante a entrevista, Marinho também disse que a expectativa é de que a reforma da Previdência dos militares seja votada na comissão especial formada na Câmara nesta terça-feira, 22, e que depois o projeto partiria para o Senado, a não ser que haja um requerimento de mais de 51 deputados para que a proposta seja votada no plenário da Câmara.

Thaís Barcellos
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

To Top