Cultura

Kaysar Dadour celebra viver no 'país mais lindo do mundo'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ator sírio-brasileiro Kaysar Dadour, 30, está feliz da vida. Além de poder viver e trabalhar no lugar que ele chama de ‘país mais lindo do mundo’ e de ter virado cidadão brasileiro, Kaysar acaba de ganhar uma coluna no site da ACNUR (Agência de Refugiados da ONU).
Na seção “Diários do Refúgio”, ele pode dar depoimentos sinceros com relação a tudo o que passou na Síria e na guerra em seu país. Não há um dia fixo para que o ator publique seus relatos no site, que também coloca no ar depoimentos de outras pessoas.
Para Kaysar, é um misto de sentimentos poder falar do país de onde saiu em 2011 após o estouro de uma guerra civil que assolou a cidade dele, Alepo. 
“É uma mistura de tudo, tristeza, alívio, saudade, choro, felicidade, uma mescla de sentimentos que só quem perdeu um país entenderá”, atesta.
Ele fala mais sobre a coluna. “Tentei falar, mas ainda não consigo me abrir 100%. Falei só 10% da minha história, o resto ainda não consigo falar. Mas um dia eu vou conseguir. Falo sobre a minha vivência na Síria”, conta.
Dadour revela que no decorrer dos meses pretende dar mais depoimentos ao site. “Mas vamos devagar. Gosto da ACNUR, eles estão sempre disponíveis para ajudar os refugiados.”
Em outubro desse ano, Kaysar virou cidadão sírio-brasileiro depois de conseguir regularizar toda a documentação necessária para viver e trabalhar livremente no Brasil. E isso é um dos motivos de maior felicidade do ator, que atualmente disputa o título do Dança dos Famosos do Domingão do Faustão (Globo).
“Adoro o Brasil, o país mais lindo do mundo que acolheu a mim e a minha família, hoje em Curitiba [PR]. Além de nós, o país acolhe vários imigrantes, refugiados e apoia a nossa causa”, define o sírio, que em 2028 ficou conhecido nacionalmente após levar o segundo lugar no BBB 18.
“É uma terra abençoada com um povo alegre. Sou grato a cada brasileiro e brasileira pelo carinho. Sou brasileiro com muito orgulho e vou honrar minha nova cidadania para o resto da minha vida”, afirma.
Em terras verde-amarelas, Kaysar conta que só tem planos bons. Além de rodar o país para divulgar as cenas do filme “Carcereiros”, do qual é um dos atores, ele também diz ter projetos na TV para 2020, embora ainda não os possa revelar. Dadour, em 2019, foi muito bem na pele de Fauze em “Órfãos da Terra”, tanto que concorre como ator revelação pelo Prêmio F5, da Folha de S.Paulo.
“Quero continuar na carreira de ator pela qual me apaixonei. Estou estudando português, fazendo fono, quero estudar mais, fazer cursos, preparações. Quero fazer teatro e rodar o Brasil, conhecer a Amazônia, participar de séries e filmes”, almeja.
Tirando a parte profissional, Dadour revela um outro desejo que tem, mais para o lado humanitário. “Ainda tenho vontade de visitar a Síria, gostaria de ajudar para melhorar a situação. Mas infelizmente tem muitos países contra a Síria e outros aproveitando a guerra por lá. É uma realidade cruel. Às vezes o ser humano… deixa para lá”, conclui.

To Top