Benefícios

Receita Federal paga na segunda último lote de restituição

Receita Federal paga na segunda último lote de restituição. A Receita Federal abrirá, às 9h da próxima segunda-feira (9), a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda.

O contribuinte que tem restituição a receber e ainda não teve os valores depositados pode fazer a consulta pelo Receitafone, no telefone 156, ou acessar o site receita.economia.gov.br Será preciso informar o CPF.

Os valores serão depositados na próxima segunda (16), na conta indicada na declaração. O crédito será feito a 320.606 contribuintes, que receberão R$ 700 milhões. Desse total, R$ 172.952.366,78 são para contribuintes prioritários, o que envolve 3.308 idosos acima de 80 anos, 21.410 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.172 com deficiência física ou mental ou doença grave e 9.789 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição paga é corrigida pela taxa básica de juros da economia, a Selic. Este lote terá correção de 4,40%. Há também o pagamento de valores para quem saiu da malha fina de anos anteriores, com restituições desde 2008.

Quem declarou o IR neste ano, tinha grana a receber e não entrar neste lote está na malha fina. Isso significa que a declaração enviada tem alguma pendência. Enquanto o erro não for solucionado, o fisco não pagará os valores.

Pendências
Para saber qual a falha e como corrigi-la, o contribuinte deve acessar o Portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), no site da Receita. É preciso gerar um código de acesso e definir uma senha. O centro vitual da Receita é a melhor forma de acompanhar a situação.

Caso a declaração tenha erros, a correção é simples. É preciso entrar no programa da declaração que está no computador, tablet ou celular, usado anteriormente para fazer o IR de 2019 e clicar no documento enviado à Receita. Na ficha de identificação do contribuinte, é preciso indicar se tratar de “Declaração Retificadora” e enviar os dados à Receita.

To Top