Elections

Ex-secretário da Habitação Julián Castro desiste de corrida presidencial dos EUA

WASHINGTON (Reuters) – Julián Castro, que é neto de um imigrante mexicano e se tornou prefeito da cidade de San Antonio e secretário da Habitação dos Estados Unidos, saiu da corrida presidencial democrata para 2020 nesta quinta-feira, depois que sua candidatura foi ofuscada por liberais mais famosos.

“É com profunda gratidão a todos os nossos apoiadores que suspendo minha campanha para presidente hoje”, tuitou Castro.

O carisma e a assertividade que ajudaram a transformá-lo em uma estrela ascendente do Partido Democrata não se traduziram em apoio suficiente para competir contra senadores mais conhecidos, como os pesos-pesados progressistas Bernie Sanders, do Vermont, e Elizabeth Warren, de Massachusetts.

O outro texano na disputa pela indicação do partido, o ex-deputado Beto O’Rourke, também desviou alguma atenção de Castro nos primeiros dias de sua campanha, mas o entusiasmo que criou também acabou minguando.

Castro, de 45 anos, defendia os direitos dos imigrantes e era um crítico contundente do presidente republicano Donald Trump, o que incluía suas políticas.

Ele tampouco se absteve de criticar colegas democratas, e chamou atenção ao atacar o ex-vice-presidente Joe Biden, que despontou como o pré-candidato democrata favorito, durante um debate no dia 12 de dezembro.

(Por Doina Chiacu)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG010VU-BASEIMAGE

To Top