X

Carta orienta segurados sobre ordem dos depósitos do INSS

Carta orienta segurados sobre ordem dos depósitos do INSS. O segurado também pode consultar sua carta de concessão do benefício para saber quando irá receber. No documento enviado pelo INSS há a informação de qual é o dia útil do mês em que haverá o pagamento. Porém, é preciso cuidado ao interpretar o dado. Um cartão terminado em 4, por exemplo, terá o pagamento no quarto dia do calendário, e não no quarto dia útil do mês, como diz a carta de concessão do instituto.

Confira as datas de pagamento dos benefícios do INSS em 2020

Neste ano, beneficiários do INSS que ganham até um salário mínimo vão receber o pagamento na conta entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A data exata depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

A ordem de pagamentos segue o modelo de anos anteriores: segurados que ganham até um salário mínimo começam a receber os depósitos cinco dias úteis antes do término do mês correspondente à competência que está sendo paga. Beneficiários com renda acima do piso recebem a partir do primeiro dia útil do mês seguinte, que neste ano será em 3 de fevereiro.
Nos meses em que as datas de pagamentos coincidem com feriados ou celebrações que interrompem o atendimento bancário, a ordem dos dias de depósitos sofre alteração.

De acordo com o INSS, cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas estarão na folha de pagamentos da Previdência em 2020.

Relacionadas

Os benefícios da competência de janeiro serão pagos já com a correção anual. Quem ganha o piso receberá o novo valor de R$ 1.039.

Para quem possui renda mensal acima de um salário mínimo, o valor a ser depositado pelo INSS poderá ser calculado a partir do próximo dia 10, quando o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) será divulgado pelo IBGE.