Benefícios

Fique atento: Segurado deverá fazer agendamento antes de levar os documentos ao INSS

Fique atento: Segurado deverá fazer agendamento antes de levar os documentos ao INSS. O serviço “Cumprimento de Exigência” do INSS, solicitado pelo órgão ao segurado que precisa levar documentos até a agência da Previdência, deve ser agendado. O cumprimento de exigência ocorre porque, durante a análise do benefício ou do serviço solicitado, o INSS identifica a necessidade de documentos complementares. Neste caso, é encaminhada uma notificação ao interessado, por email ou carta –o cidadão também pode obter essa informação ao ligar na Central 135. Assim que estiver com a papelada, basta acessar o meu.inss.gov.br e fazer o agendamento. O segurado também tem a opção de marcar a ida à agência por meio do telefone 135. (CG)

Saiba quem tem aposentadoria integral com as novas regras no INSS

As novas regras para se aposentar pelo INSS entraram em vigor na última quarta (13), assim como o novo cálculo, que vai dificultar para o trabalhador receber o benefício integral.

O benefício, agora, será de 60% da média salarial para a mulher que se aposenta com 15 anos de contribuição e para o homem que pede o benefício com 15 anos de recolhimentos.

Para homens novos no mercado de trabalho serão exigidos 20 anos de contribuição. Esta regra, porém, está em discussão na PEC paralela e pode mudar.

Cada ano extra de contribuição vai acrescentar 2% da média salarial ao valor da aposentadoria. Ou seja, para receber o benefício integral mulheres terão que contribuir por 35 anos, e homens, por 40 anos.

O cálculo da média salarial também mudou. Antes, as 20% menores contribuições feitas pelo trabalhador eram descartadas. Com a nova legislação, serão consideradas todas as contribuições feitas desde julho de 1994, o que tende a diminuir o valor do benefício mensal.

Segurados que cumpriram antigas exigências do INSS até o dia 12 de novembro podem conseguir o benefício integral por meio de direito adquirido.

Profissionais que puderem optar pela regra de transição do pedágio de 100% também vão receber o valor integral do benefício. Para isso precisam contribuir com o dobro do período que faltava para se aposentar na data da publicação da reforma e cumprir a idade mínima: de 57 anos (mulheres) e 60 (homens).

O trabalhador que sempre contribuiu sobre um salário mínimo (hoje, R$ 998) terá o benefício sem redutor na média salarial, seja pelas novas ou pelas antigas regras. Isso porque a Constituição garante que nenhuma aposentadoria seja menor que o piso nacional.

EXIGÊNCIA para novos segurados pode diminuir

A votação da PEC Paralela no Senado, que busca ampliar as mudanças da reforma da Previdência, deve ser retomada nesta semana. Entre as emendas analisadas está a do tempo mínimo de contribuição dos homens que entrarão no mercado de trabalho. A carência deverá cair de 20 anos para 15 anos. Depois do primeiro turno ser concluído, o texto irá ao plenário em votação em segundo turno antes de seguir para a Câmara. (APB)

To Top