Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário no INSS
É o serviço pelo qual o cidadão pode solicitar ao INSS a correção dos seus dados cadastrais e de contato.
Serviço que permite ao cidadão que receba algum benefício solicitar ao INSS a correção dos seus dados cadastrais, além de atualização da atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial.
Vale esclarecer que a atualização de vínculos e contribuições previdenciárias do trabalhador é realizada somente quando é feito o pedido por um benefício.
Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).SOLICITARATUALIZAR ENDEREÇO
Quem pode utilizar esse serviço?
O cidadão que recebe benefício no INSS e que precisa atualizar dados cadastrais, tais como: nome, nome da mãe, CPF, endereço, e-mail, telefone e etc.
Etapas para realização deste serviço
Acesse o Portal do Meu INSS
Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “dados” e selecione o serviço desejado.
Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “atualização” e selecione o serviço desejado.
Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
Documentos originais necessários
- Documentos pessoais do interessado com foto;
- Outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc.
Apenas se for solicitado:
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
Outras informações
Veja alguns serviços do Meu INSS:
- extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
- extrato de pagamento de benefícios;
- extrato de empréstimo consignado;
- extrato para imposto de renda;
- carta de concessão
- consulta declaração de benefício.
Canais de Prestação
Telefone 135
Aplicativo para celulares Meu INSS
Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Assuntos relacionados
Carta de concessão