Benefícios

Inscrições para o alistamento militar já podem ser feitas pela Internet

policia militar

Inscrições para o alistamento militar já podem ser feitas pela Internet. Teve início o prazo para realizar o alistamento militar online. Para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.

Quem não tiver facilidade de acesso à internet ou caso o jovem não tenha CPF, ele deve ir à Junta de Serviço Militar levando em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

O coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel Fernando Penasso, dá exemplos de impedimentos que podem ocorrer com quem não regularizar a sua situação. “Ele não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada”, exemplificou.

Quem perder o prazo para realizar o procedimento poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecendo à Junta de Serviço Militar, mas o atraso implicará no pagamento de multa. O alistamento militar é obrigatório e deve ser feito no ano que jovem completa 18 anos.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Leandro de Souza Xavier, mora no Distrito Federal e completa 18 anos agora em 2020.  “Eu vou fazer o alistamento pela internet porque é muito mais prático”, considera o jovem.

O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Defesa

To Top