Benefícios

INSS: Consulta Extrato Previdenciário do CNIS

INSS: Consulta Extrato Previdenciário do CNIS. É a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais, que é um tipo de extrato com todas as contribuições recolhidas em nome do segurado. 

Ele é o documento mais importante para a aposentadoria e demais benefícios calculados pelo INSS, pois é com base nas informações lançadas nele que o instituto define se há ou não o direito. O valor do benefício também depende dos valores dos salários lançados nesse cadastro.

Como evitar os problemas na hora de sacar o FGTS?

O segurado não é o responsável pelo lançamento das informações. O sistema apenas absorve o que foi pago e informado pelo empregador, desde a data de admissão até o encerramento de cada contrato.

Devido à importância desse cadastro para a garantia dos direitos previdenciários dos trabalhadores, o ideal é que o segurado mantenha uma rotina de acompanhar os dados lançados no documento. Essa consulta é possível no site de serviços da Previdência Social, o Meu INSS.

Se identificar algum erro no cadastro, o segurado não terá como fazer a correção imediatamente. O INSS fazia esse ajuste, mas suspendeu a possibilidade para evitar a duplicação de algumas correções. Todo o sistema de informações desses pagamentos é digital, possibilitando, por exemplo, que uma empresa corrija datas e salários a qualquer momento.

De todo modo, o trabalhador que identificar alguma informação errada em seu cadastro deve se preparar para corrigir esses dados quando pedir um benefício, seja ele a aposentadoria ou um benefício temporário, como o auxílio-doença.

Os documentos mais usados na correção desses dados são carteira de trabalho, contratos, holerites, comunicações internas e extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quem recebe algum tipo de Auxílio do INSS tem direitos garantidos

Como calcular o tempo para a aposentadoria? Extrato Previdenciário do CNIS

O segurado pode tentar calcular esse tempo observando seus documentos da vida laboral, como carteiras de trabalho, contratos, holerites e extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A outra opção é usar o sistema de simulação de aposentadoria do INSS, que calcula o tempo de contribuição com base nas informações do Cnis, o cadastro de salários e vínculos de emprego do trabalhador.

Para usar esse sistema, é necessário acessar gov.br/meuinss. Quem ainda não tem o cadastro precisará preencher o formulário, responder a algumas questões e depois registrar uma senha. O acesso é feito por meio do CPF. 

Quem não fizer o cadastro também consegue usar o simulador, mas terá que incluir manualmente os períodos de contribuição, com a data inicial e final de cada vínculo e os salários.

Quando o segurado clicar no comando “simular”, caso ainda não tenha os requisitos para a aposentadoria que escolheu, essa informação será fornecida pelo sistema, que também informará quantos anos estão registrados no extrato de contribuição dele ou quanto tempo ele incluiu no simulador.

Carta com orientação aos beneficiários do INSS sobre ordem dos depósitos

To Top