Benefícios

Qual valor da aposentadoria especial no INSS?

Qual valor da aposentadoria especial no INSS? Após a reforma da Previdência, a aposentadoria especial por insalubridade deixou de oferecer benefício maior aos segurados. Hoje, a única vantagem que os trabalhadores de áreas prejudiciais à saúde mantêm é a possibilidade de se aposentar com menos tempo de contribuição. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Ao antecipar a aposentadoria, porém, o profissional que colocou a saúde ou a vida em risco reduz a sua renda mensal. O Agora calculou o efeito na remuneração.

A desvalorização da aposentadoria especial é uma das consequências da implantação de um sistema de cálculo válido para todos os benefícios e que privilegia segurados com mais tempo de serviço.

Na regra antiga, a aposentadoria especial era integral e equivalia a 100% da média salarial do trabalhador. A partir de 13 de novembro, quando a reforma passou a valer, o benefício é de 60% da média para quem se aposenta com 15 anos de serviço insalubre, para mulheres e mineiros de subsolo, ou 20 anos, para homens.

Cada ano a mais de contribuição acrescenta 2% da média salarial ao valor final da aposentadoria. “O trabalhador perde muito a partir da nova legislação”, afirma Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). “Uma aposentadoria que antes seria de R$ 4.000 agora é de R$ 2.800”, comenta.

O exemplo citado pela especialista representa o caso mais comum de aposentadoria especial: homens que exercem atividades com grau mínimo de risco.

Esse grupo –composto por praticamente todos os profissionais de áreas insalubres, exceto trabalhadores da mineração– se aposentava com 25 anos de contribuição e sem desconto na renda. Agora, com o mesmo tempo de serviço, o benefício cai para 70%.

O desconto ainda pode ser maior, pois a reforma não permite mais o descarte das 20% menores contribuições no cálculo da média salarial.

To Top