Asia

Reino Unido concede papel limitado à Huawei em redes 5G

Por Jack Stubbs e Paul Sandle

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, concedeu à Huawei um papel limitado na futura rede móvel 5G do país nesta terça-feira, uma opção que corre o risco de prejudicar suas relações com os Estados Unidos, que temem que a China possa usar a empresa para roubar informações confidenciais.

No maior teste de sua política externa pós-Brexit, Johnson decidiu que “fornecedores de alto risco” seriam excluídos do núcleo sensível das redes e haveria um limite de 35% em seu envolvimento nas partes não sensíveis.

Embora o governo britânico não tenha mencionado especificamente a Huawei, uma declaração do ministério das Comunicações disse que “fornecedores de alto risco” serão excluídos de todas as redes críticas e locais sensíveis, como instalações nucleares e bases militares.

“Esta é uma solução específica do Reino Unido por razões específicas do Reino Unido e a decisão lida com os desafios que enfrentamos no momento”, afirmou o secretário de Comunicações Nicky Morgan, após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, presidida por Johnson.

A decisão desagrada o governo do presidente Donald Trump, que teme que a China use a Huawei para roubar informações e que alertou que se Londres permitir a atuação da Huawei, poderá reduzir sua cooperação com agências de inteligência.

A Huawei, no entanto, estava feliz.

“A Huawei está tranquilizada pela confirmação do governo do Reino Unido de que podemos continuar trabalhando com nossos clientes para manter o lançamento do 5G nos trilhos”, disse Victor Zhang, vice-presidente da Huawei.

“Essa decisão baseada em evidências resultará em uma infra-estrutura de telecomunicações mais avançada, mais segura e com melhor relação custo-benefício, adequada para o futuro. Dá ao Reino Unido acesso à tecnologia líder mundial e garante um mercado competitivo”.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0R1I5-BASEIMAGE

To Top