Asia

Após 2019 fraco, perspectiva conservadora da Samsung decepciona

Por Hyunjoo Jin e Heekyong Yang

SEUL (Reuters) – A Samsung Electronics está contando com uma recuperação gradual na demanda por chips de memória de centros de dados e com fabricantes de smartphones 5G para ajudá-la a se recuperar em 2020, depois de ter atingido o pior lucro operacional em quatro anos.

Mas, sob uma perspectiva cautelosa, a maior fabricante de chips e smartphones do mundo disse nesta quinta-feira que não pode descartar a possibilidade de que o crescimento da demanda possa ser contido em meio às tensões persistentes no comércio EUA-China e aos temores do impacto econômico resultantes do surto do novo coronavírus.

A Samsung, que conta com smartphones de rivais, como Apple e Huawei, como clientes para seus chips e displays, disse que o lucro operacional do quarto trimestre caiu para 7,16 trilhões de won (6,13 bilhões de dólares), diante da fraca demanda por chips, 34% a menos que o mesmo período do ano anterior.

Isso estava de acordo com sua própria estimativa, embora o lucro líquido no trimestre tenha desabado 38%, para 5,2 trilhões de won, abaixo da estimativa de analistas de 5,6 trilhões de won.

O trimestre de outubro a dezembro marca o final de um ano marcado por estoques inchados de chips que pressionaram os preços e a guerra comercial EUA-China que abalou as cadeias globais de fornecimento e as perspectivas de demanda do consumidor. No ano, o conglomerado sul-coreano registrou lucro operacional de 27,8 trilhões de won, o menor desde 2015.

A Samsung também espera que o lucro do primeiro trimestre deste ano caiam em relação ao trimestre anterior, refletindo a baixa demanda sazonal de chips e displays.

Nesta quinta-feira, a Samsung Electronics, que possui fábricas de chips, displays e eletrodomésticos na China, se recusou a comentar o impacto do surto de coronavírus na demanda. Em comunicado, a empresa disse que havia estendido o feriado em algumas fábricas, de acordo com as orientações do governo chinês.

Mas a fornecedora da empresa, SDI, que fabrica baterias e materiais para chips e displays, disse que espera que os resultados do trimestre atual sejam afetados negativamente pelo surto de vírus.

O lucro operacional do quarto trimestre caiu mais da metade, para 3,45 trilhões de won na divisão de chips, enquanto o lucro da divisão móvel aumentou em dois terços, para 2,52 trilhões de won, graças às fortes vendas dos principais modelos e à reformulação de seus dispositivos de médio e baixo custos.

A Samsung disse que o ritmo real de expansão da rede 5G e seus efeitos sobre a demanda por chips de memória ainda devem ser vistos, embora a empresa espere aumento na demanda devido à entrada de modelos 5G no mercado de massa.

A empresa disse que pretende expandir sua presença no mercado de equipamentos de rede 5G nos Estados Unidos, enquanto continua analisando a possibilidade de entrar no mercado europeu.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0T1DK-BASEIMAGE

To Top