São Paulo

Sabesp inicia programa para regularizar abastecimento de 80 mil pessoas em Santo André

Sabesp inicia programa para regularizar abastecimento de 80 mil pessoas em Santo André

Sabesp inicia programa para regularizar abastecimento de 80 mil pessoas em Santo André. Nesta quarta-feira (29), a Sabesp lançou o Programa Água Legal em Santo André, para levar saneamento a cerca de 80 mil moradores de áreas informais do município e garantir mais qualidade de vida e cidadania para a população.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, o programa da companhia tem a finalidade de regularizar ligações de água em áreas de alta vulnerabilidade social, mediante autorização dos órgãos competentes. Nessas localidades, em geral, os moradores são abastecidos de modo precário por tubulações improvisadas e sujeitas à contaminação.

De 2016 a 2019, o Água Legal já atendeu 111 mil famílias em cidades operadas pela Sabesp, beneficiando aproximadamente 400 mil pessoas com investimentos de R$ 133 milhões. Em Santo André, o lançamento do programa aconteceu na Comunidade Bougival, onde serão implantados 300 metros de rede e novas ligações de água para cerca de 500 pessoas.

Estiveram presentes o superintendente da Unidade de Negócio Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e o prefeito do município, Paulo Serra. O trabalho terá continuidade na sequência nos núcleos Capitanias, Márcio de Medeiros e André Mangini, passando depois para Portelinha, Cidade São Jorge, Capuava e Cedral, entre outros.

Investimento

O objetivo é levar o Água Legal a 50 núcleos no período de um ano, garantindo o abastecimento de 20 mil imóveis e atendendo 80 mil pessoas. O investimento será de R$ 15 milhões.

Além da construção de redes e das ligações de água, o trabalho inclui também o cadastro de moradores na tarifa social, de acordo com os critérios do benefício, e a negociação de eventuais débitos de ligações já existentes. A ação ainda assegura cidadania à população dos bairros atendidos, na medida em que os moradores passam a ter comprovante de endereço com a conta d’água.

O post Sabesp inicia programa para regularizar abastecimento de 80 mil pessoas em Santo André apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top