América Latina

Bolsonaro diz que discutirá instalação de fábrica da Tesla no Brasil durante visita aos EUA

(Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que discutirá durante visita aos Estados Unidos que fará em março a possibilidade de a fabricante de veículos elétricos Tesla instalar uma fábrica no Brasil.

Em publicação no Twitter, o presidente disse que as discussões sobre a vinda da montadora ao país fará parte de uma “extensa agenda” que terá durante a visita.

“Em março estarei nos Estados Unidos”, escreveu Bolsonaro na rede social. “Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil”, acrescentou.

O presidente visitará a cidade de Miami nos dias 9 e 10 de março. Na quinta-feira, também no Twitter, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, afirmou que participou de uma videoconferência com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, William Popp, para discutir a atração do investimento da Tesla.

Procurados, representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Tesla não se manifestaram sobre o assunto.

Na semana passada, Pontes, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) e o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino, já haviam se reunido para traçar um planejamento para contatar representantes da Tesla. O compromisso estava na agenda oficial do ministro.

A reunião foi o primeiro movimento de um plano para trazer a montadora ao país, segundo Galdino, que classificou o encontro de “só um primeiro passo de uma maratona”.

As vendas de veículos elétricos no Brasil têm crescido e incentivado alguns lançamentos que incluem um modelo híbrido da Toyota que funciona com motor a etanol. A GM lançou no país o modelo Bolt, importado dos EUA, no ano passado, e a Renault já vende os modelos Zoe e Leaf no Brasil.

Em 2019, as vendas de veículos híbridos e elétricos no Brasil somaram 11.844 unidades, após 3.965 em 2018, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1K0ZK-BASEIMAGE

To Top