Inconsistência em dados sobre a fila do INSS
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Inconsistência em dados sobre a fila do INSS

agência do INSS

Inconsistência em dados sobre a fila do INSS. A Procuradoria da República no Distrito Federal classificou como inseguros os dados informados pela União e pelo INSS em ação civil pública em andamento na Justiça Federal da 1ª Região, e disse que as informações não demonstram, com clareza, a situação da fila de espera de pedidos de benefícios. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Segundo o MPF, nos gráficos apresentados pelo INSS, quando comparados com os números informados pelo Ministério da Economia à imprensa “encontram-se aparentes inconsistências.”

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Uma das informações colocadas em dúvida é a da fila de pedidos aguardando há mais de 45 dias. Na ação, o INSS informou ter 515.043 benefícios represados.

Já na entrevista em que anunciou força-tarefa com a contratação de militares da reserva, o governo informou que essa fila tinha 1,3 milhão de segurados.

A ação foi apresentada pelo Ministério Público Federal em agosto de 2019, depois que uma recomendação de procuradores para que o INSS recrutasse, mesmo que temporariamente, servidores para garantir o cumprimento do prazo de 45 dias, foi recusada. Esses dados foram apresentados primeiro em novembro, depois, em janeiro.

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Na manifestação encaminhada à Justiça em 28 de janeiro, o MPF aponta que o INSS informa, em um das tabelas, 466.789 tarefas criadas em outubro. Em outra, diz que 477.946 benefícios foram requeridos. Para os procuradores, esses números não poderiam ser diferentes. Também foram encontradas divergências nos números de concessão e tarefas concluídas.
O Ministério da Economia primeiro informou que essa ação estava suspensa a pedido do MPF e que, por isso, não tinha comentários ou informações adicionais. Procurada, a AGU (Advocacia-Geral da União) não respondeu

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