Benefícios

Já estão disponíveis os informes de IR para os Aposentados INSS

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

Já estão disponíveis os informes de IR para os Aposentados INSS. A Receita Federal anunciou as regras do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. E os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o informe de rendimentos do ano-base 2019 para o preenchimento da declaração de ajuste anual. A consulta e a impressão do documento podem ser feitas pela internet. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

É preciso acessar a página do “Meu INSS”. No canto esquerdo da tela, o beneficiário deve rolar o cursor para baixo até o link “Extrato para Imposto de Renda (IR)”. Depois de clicar nesta opção, é preciso informar o login e inserir a senha cadastrada no sistema para acessar o documento. Caso ainda não tenha essas chaves de acesso, o interessado deve seguir os passos informados no site para obter a senha.

Portal com 90 serviços do INSS: Confira

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

O documento — que também é entregue pelas empresas aos funcionários — traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano-base, quanto ele pagou de imposto retido na fonte e quanto contribuiu para o INSS. Ele também pode conter informações sobre gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

Serviços disponíveis pelo atendimento online e por telefone no INSS

Bancos e empresas devem divulgar informe de rendimentos

As empresas e os bancos têm até o dia 28 de fevereiro para entregar os informes de rendimentos aos empregados e aos correntistas ou poupadores. Os funcionários devem verificar com o setor de RH quando e como o documento será liberado: se será fornecido de forma impressa ou eletrônica.

Os bancos devem enviar aos clientes os informes de rendimentos e investimentos, com dados sobre saldos de contas-correntes, poupanças e aposentadorias privadas em 31 de dezembro do ano-base, além de rendimentos obtidos nos investimentos feitos pelos contribuintes. As instituições financeiras costumam tornar os documentos disponíveis na internet, mas também é possível pedir uma versão impressa em sua agência.

INSS não conseguir ainda reduzir a fila de espera

To Top