Fortes chuvas deixam ao menos 12 mortos e 46 desaparecidos no litoral de SP

Fortes chuvas deixam ao menos 12 mortos e 46 desaparecidos no litoral de SP
Homem chora em frente a deslizamento que matou 5 pessoas no Guarujá

(Reuters) – Fortes chuvas deixam ao menos 12 mortos e 46 desaparecidos no litoral de SP. Fortes chuvas que caíram durante a madrugada sobre a região da Baixada Santista deixaram ao menos 12 mortos, incluindo um bombeiro que trabalhava no resgate de vítimas, além de 46 desaparecidos, informou o governo do Estado de São Paulo.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Os registros ocorreram nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente. Além das mortes, as chuvas provocaram diversos pontos de alagamento e deslizamentos de terra.

“Lamentamos muito o efeito das fortes chuvas que se abateram sobre a Baixada Santista e oferecemos solidariedade às famílias que perderam entes queridos e estão em sofrimento nesse momento”, afirmou o governador João Doria durante entrevista em Santos, segundo comunicado do governo estadual, após sobrevoar as áreas afetadas.

De acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado, a chuva acumulada nas últimas 12 horas no Guarujá foi de 282 mm, enquanto em Santos foi de 218 mm e em São Vicente de 169 mm. A média histórica para a Baixada Santista durante todo o mês de março é de 257,3 mm.

Além de São Paulo, temporais também atingiram o Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias, deixando um rastro de destruição e provocando ao menos cinco mortes.

De acordo com o Centro de Operações Rio, entre domingo e segunda-feira, choveu mais da metade da média prevista para o mês de março em toda a cidade.

O Rio retornou ao estágio de atenção na manhã desta terça-feira e não há previsão de chuva forte.

(Por Débora Moreira e Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG221J3-BASEIMAGE