Bancos

Vida financeira tem um grande vilão: Conheça qual é

Vida financeira tem um grande vilão: Conheça qual é. Recentemente, o Banco Central (BC) mudou as regras para o rotativo do cartão de crédito. O modo rotativo é ativado quando o consumidor paga um valor menor do que o integral da fatura. O objetivo desta alteração é oferecer uma opção de juros menor para quem não conseguiu cobrir o gasto. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Dessa forma, quando o cliente entra no rotativo os juros só podem correr por até 30 dias. Após esse período, uma nova forma de pagamento é oferecida ao consumidor, desta vez parcelada, e com taxas congeladas. Em 2018, por exemplo, a taxa de juros do rotativo chegou a 298,6% ao ano, abaixo somente dos juros do cheque especial. Contudo, não é de hoje que muitos brasileiros comprometem as finanças por causa do cartão de crédito.

De acordo com o Indicador de Uso do Crédito de 2019, que teve os dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 37% dos consumidores usam o cartão de crédito como principal forma de pagamento. E, devido a este volume de uso somado às altas taxas de juros, parte dos brasileiros enfrentam ou já vivenciaram uma situação delicada financeiramente.

FGTS pode ser sacado de todas as contas?(Abre numa nova aba do navegador)

Entre os principais motivos para que isso aconteça está a falta de planejamento na hora de usar o recurso. Achar que o limite do cartão é realmente o limite que se pode gastar é um dos principais erros: muitas vezes o valor disponível para uso é muito acima do salário líquido, ou seja, esta conta dificilmente irá fechar caso todo o crédito do cartão seja usado.

Outro ponto de atenção é o costume de ter muitos cartões de crédito. Ainda que você não use o limite de todos, um pouco gasto em um cartão e um pouco em outro, já tem o poder de confundir as finanças e comprometer o salário facilmente na hora de fazer o pagamento das faturas. Já quando o assunto é taxas e tarifas, o desconhecimento da existência destas pode colocar tudo a perder na hora de fazer o controle financeiro mensal.

Quando a fatura do cartão ultrapassa o valor que se pode pagar, muitas pessoas se rendem ao pagamento mínimo da fatura. No entanto, nem sempre essa ação é a mais acertada, pois os 80% (em média) que ficou para a fatura do próximo mês virá acrescida de juros. Dependendo da sua realidade, é bem provável que o parcelamento fixo do restante seja a melhor opção.

Para quem é aposentado, pensionista do INSS ou servidor público, uma opção interessante ao uso do cartão de crédito comum é o cartão de crédito consignado, já que o valor da fatura é descontado diretamente no salário ou benefício. No entanto, como grande parte da população não é elegível ao uso desta modalidade de cartão, muitas vezes deixar o cartão em casa ou fazer o bloqueio temporário do mesmo, enquanto regulariza as contas, é o caminho mais acertado para alinhar a vida financeira.

Não deixe seu cartão de crédito ser alvo de compras fraudulentas(Abre numa nova aba do navegador)

Contudo, a melhor solução para evitar comprometer a vida financeira por causa do cartão de crédito é realizar um planejamento prévio de quanto do seu salário poderá ser destinado ao pagamento da fatura, e limitar-se a esse gasto. Para quem está endividado, no entanto, o próximo passo é ligar na central do cartão e solicitar uma renegociação, com parcelas possíveis de serem quitadas.

To Top