Benefícios

IR: Como tirar o extrato para declarar aposentadoria do INSS?

IR 2020: Receita anuncia nesta 4ª as regras para entrega da declaração

IR: Como tirar o extrato para declarar aposentadoria do INSS? O aposentado ou pensionista do INSS que vai declarar o Imposto de Renda 2020 ou constar como dependente na declaração de outro contribuinte pode acessar o extrato com o informe de rendimentos pela internet.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Há dois caminhos. Diretamente da página da Previdência Social ou pelo portal “Meu Inss”, por meio de login e senha. Veja como:

Dicas para de destacar no mercado com um bom currículo(Abre numa nova aba do navegador)

1) Diretamente da página da Previdência Social

Reprodução da página do INSS

Reprodução da página do INSS

Reprodução

Para acessar este extrato, é preciso ter em mãos os seguintes dados:
— Nome do beneficiário
— CPF
— Data de nascimento
— Número do benefício
Por esse link, é possível também emitir o extrato de anos anteriores, até 2013.

2) Pelo portal “Meu Inss”

Salário Maternidade no INSS: MEI também pode receber o beneficio?(Abre numa nova aba do navegador)

Para acessar esse portal é preciso se cadastrar antes, criando um login e senha. Para fazer o cadastro é preciso informar:
— Nome completo
— CPF
— Data e local de nascimento
— Nome da mãe

Com essas informações, é gerado um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória e só depois deve criar a própria senha.

Este caminho dá um pouco mais de trabalho, mas, ao criar o login para o acesso ao “Meu INSS”, o segurado passa a ter acesso a uma série de informações, fazer agendamento e acompanhar dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

É importante declarar corretamente o valor dos benefícios recebidos, pois a omissão de rendimentos é uma das principais causas que levam a declaração a ficar presa na malha.

Aposentadoria pode ser negada no INSS por qual motivo?(Abre numa nova aba do navegador)

Os rendimentos de aposentadoria ou pensão são tributáveis, exceto a parcela isenta de R$ 24.751,74 para os beneficiários que tenham mais de 65 anos ou, na sua totalidade, para os portadores de moléstia grave.

Fonte: R7 – Sophia

To Top