Salões de beleza vão poder dispensar empregados por causa do coronavírus
Últimas Notícias

Salões de beleza vão poder dispensar empregados por causa do coronavírus

portalmixvaleultimasnoticias1200 (1)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Diante da pandemia de coronavírus que atinge o país, os salões de beleza da capital e da Grande SP poderão liberar os funcionários para ficar em casa por 15 dias, prorrogáveis por mais 15, conforme acordo fechado entre os sindicatos dos patrões e dos empregados nesta sexta-feira (20).
A negociação foi intermediada pelo TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). A intenção é barrar o avanço da covid-19, protegendo os empregados, os trabalhadores com carteira assinada e também os MEIs (microempreendedores), além dos clientes que frequentam os locais.
O afastamento por 15 dias vale para os profissionais que pegam transporte público. Neste caso, as ausências ao trabalho não serão contadas. Além disso, se a situação do país não melhorar em duas semanas, a medida ficará automaticamente prorrogada por mais 15 dias.
O acordo proíbe os profissionais de ir em festas, viajar, ir à praia ou participar de qualquer outro evento. Fotos e vídeos em redes sociais poderão ser usadas como prova e farão o trabalhador perder o benefício da falta justificada, o que pode acarretar desconto no salário.
A situação deve ser acompanhada pelos profissionais do setor de beleza por meio dos canais oficiais do Ministério da Saúde. No caso dos trabalhadores que atuam nas áreas administrativas dos salões, haverá a realização de home office.
Para os microempreendedores, serão distribuídas cestas básicas e haverá desconto nos impostos de abril e maio. O acordo também libera esses profissionais a fazerem atendimento em domicílio, desde que tomem todas a medidas necessárias de vigilância sanitária.

To Top