América Latina

Moro ameaça deixar cargo se Bolsonaro trocar diretor-geral da PF, diz fonte

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, ameaça deixar o cargo se o presidente Jair Bolsonaro decidir trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto nesta quinta-feira.

Bolsonaro e Moro tiveram uma reunião mais cedo no Palácio do Planalto em que o assunto foi tratado, disse a fonte.

O titular da Justiça –conhecido nacionalmente por seu trabalho como juiz da operação Lava Jato– não pediu demissão do cargo, segundo a assessoria de imprensa do ministério.

Valeixo foi uma escolha pessoal de Moro para comandar a PF desde o início do governo, em janeiro do ano passado.

Não é a primeira vez, no entanto, que Bolsonaro demonstra interesse de trocar a chefia da PF.

Em agosto do ano passado, o presidente disse que pretendia trocar Valeixo e destacou na ocasião que ele é o responsável pela indicação do chefe da polícia e não Moro, a quem a instituição é funcionalmente ligada. Mas a mudança não prosperou após Moro também ter ameaçado sair.

O presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal, Edvandir Paiva, admitiu nesta quinta que o diretor-geral da PF não está confortável no cargo desde o ano passado. Disse que ele é um policial sério, mas toda hora há essa conversa de troca na PF mesmo sem ele ter feito “nada de errado”.

“Aí ele vai se cansando, me parece natural que após um ano e meio nesse processo, ele queira sair”, disse Paiva à Reuters. “Quem vai ficar nesse processo?”, questionou.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG3M2CO-BASEIMAGE

To Top