Benefícios

WhatsApp: INSS testa atendimento pelo aplicativo

WhatsApp: INSS testa atendimento pelo aplicativo. O INSS pretende lançar nos próximos dias o atendimento pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O serviço já começou a ser testado por funcionários do órgão do governo que é responsável por pagar aposentadorias, pensões e outros benefícios para cerca de 35 milhões de pessoas.

Quando lançado, o atendimento por WhatsApp permitirá ao usuário obter informações sobre como utilizar os serviços do órgão disponíveis na internet, pelo aplicativo Meu INSS ou no site meu.inss.gov.br.

O serviço é baseado em inteligência artificial. Não há, portanto, pessoas que respondem aos usuários.1 4

Conheça o Benefício pago pelo INSS para quem nunca contribuiu(Abre numa nova aba do navegador)

Auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e perícia médica

Para receber um benefício por incapacidade, o trabalhador precisa agendar uma perícia e ser avaliado por um médico perito do INSS. Para quem trabalha com carteira assinada, o patrão paga os valores até o 15º dia de afastamento; a partir do 16º, o pagamento é feito pelo INSS.

Ao adicionar o número de telefone do WhatsApp do INSS, o cidadão recebe uma mensagem da assistente virtual.

“Olá! Sou uma assistente virtual e estou aqui para te ajudar a usar o Meu INSS”, cumprimentou o robô, no teste feito pela reportagem nesta quinta-feira (23). “Ainda estou em treinamento, mas já conheço bem alguns assuntos”, prossegue.

Na sequência, a mensagem apresenta uma lista de nove serviços numerados nesta ordem:

  1. Senha do Meu INSS
  2. Perícia médica
  3. Extratos, certidões e declarações
  4. Imposto de Renda
  5. Benefícios e serviços
  6. Cumprimento de exigências e entrega de documentos
  7. Serviço social e reabilitação profissional
  8. Cálculo de Guia de Previdência Social
  9. Atendimento nas agências

Para escolher uma opção, basta digitar o número correspondente no campo de texto destinado à mensagem e enviar.

Por exemplo, a nona opção trata dos atendimentos nas agências. Ao digitar o número 9, a assistente responde com um texto sobre a situação das agências e alerta que os postos estão fechados devido à pandemia do novo coronavírus.

Suspensos no INSS até 30 Abril os atendimentos presenciais(Abre numa nova aba do navegador)

Os passos seguintes do atendimento seguem essa mesma dinâmica, com opções numeradas, para que o interessado obtenha mais detalhes sobre o serviço que procura.

No teste feito pelo Agora, a assistente virtual não permitiu a realização de pedidos de benefícios ou quaisquer outros procedimentos feitos pelo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.

A ideia para esse novo canal, segundo apurado pela reportagem, não é ser alternativa às demais formas de atendimento a distância, mas orientar a população sobre como usar esses serviços.

Para mãe receber Auxílio emergencial R$ 1.200 será preciso CPF filhos(Abre numa nova aba do navegador)

To Top