Benefícios

Disponível novo calendário do saque aniversário do FGTS

Dúvidas frequentes do INSS

Disponível novo calendário do saque aniversário do FGTS. Começou o pagamento do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que permite uma retirada anual de parte do saldo das contas ativas ou inativas. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Os primeiros beneficiados são para os nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro. Ao todo, mais de 530 mil pessoas receberão um montante superior a R$ 896,4 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

Após adesão posso voltar atrás e desfazer saque aniversário FGTS?(Abre numa nova aba do navegador)

Por conta da pandemia do coronavírus, a Caixa liberou um aplicativo, o “App FGTS”, para quem optar em receber o dinheiro direto na conta corrente de qualquer banco. O prazo para aderir ao saque-aniversário em 2020 termina sempre no último dia útil do mês de nascimento do trabalhador. Porém, quem fizer o cadastro este ano só vai receber as parcelas a partir de 2021.

Turismo quer FGTS e seguro para empregados do setor: Entenda(Abre numa nova aba do navegador)

Como funciona o saque-aniversário?

A migração para a modalidade é opcional e deve ser informada à Caixa. Ao optar pelo benefício, o trabalhador deve escolher a data para que valor esteja disponível no 1º ou 10º dia do mês de aniversário. Caso o trabalhador escolha receber no 10º dia, ele estará sujeito aos juros e atualização monetária sobre o mês do saque.

Se aderir a modalidade, o trabalhador também perde o direito de sacar o valor integral dos depósitos se for demitido, mas o acesso à multa rescisória de 40% do valor pago pelo empregador caso a demissão seja sem justa causa permanece igual. Além disso, o saque por aposentadoria ou doença grave também não são bloqueados.

Novas datas de pagamento do Saque Aniversário do FGTS(Abre numa nova aba do navegador)

Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve acessar o “App FGTS”, ou o site da Caixa, clicar em “Meu FGTS”, abrir a tela “Saque-aniversário”, concordar com os termos e clicar em “Aderir ao saque-aniversário”.
O resgate, no entanto, segue outras datas e se o valor não for retirado dentro do prazo, o valor da parcela volta ao fundo.

Confira as datas:

Qual o valor o trabalhador vai receber?

O valor varia conforme o saldo de cada conta. Além de um percentual, o trabalhador recebe um adicional fixo, conforme o total na conta. Com sete faixas de pagamento, eles vão de 5% do valor total até 50% e a parcela adicional pode chegar até R$ 2.900.

Confira a tabela das faixas do saque-aniversário, com % que pode ser sacado e valor da parcela adicional:

Fonte: R7

To Top