Benefícios

Regularize o seu CPF pela Internet: Veja como

Regularize o seu CPF pela Internet: Veja como. Você tentou se inscrever para solicitar o auxílio emergencial mas não conseguiu pois precisa regularizar seu CPF? Essa situação tem acontecido com milhares de brasileiros. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Isso porque  um dos requisitos para solicitar esse benefício é estar com o CPF regularizado. A irregularidade no CPF pode acontecer  por diversos motivos como cadastro incompleto, pendências na declaração do Imposto de Renda, algum débito com a Justiça Eleitoral, entre outros. 

O que muitos brasileiros não sabem é que é possível realizar essa regularização pela internet. E de um jeito mais simples do que se imagina.  No atendimento virtual da Receita Federal é possível realizar os seguintes procedimentos:

  • Comprovação da situação Cadastral no CPF;
  • Alterar Cadastro do CPF;
  • Regularizar Cadastro do CPF. 

Auxílio Emergencial: Confira como evitar os erros ao solicitar os R$ 600(Abre numa nova aba do navegador)

Para te ajudar nessa tarefa nossa equipe criou um passo a passo completo de como regularizar o seu CPF sem precisar sair de casa. Confira. 

Como conferir a situação atual do CPF?

Para conferir a situação atual do CPF, é preciso entrar no site da Receita Federal. No menu superior, clique na opção “Serviços”.  Na página que abrirá, escolha a opção “Cadastros” na lista de serviços.

Serviços e cadastro da Receita Federal - Regularizar CPF

Ao clicar em “Cadastros” , aparecerá uma nova página. Nela, é reforçado que não é necessário dirigir-se a uma sede física da Receita Federal e que a regularização poderá ser feita  pela internet. 

Escolha a primeira opção do atendimento virtual que diz “Comprovante da Situação Cadastral no CPF”.  

comprovante da situação cadastral do CPF - Carbonera & Tomazini Advogados

Na página seguinte, coloque  o “CPF”, a “data de nascimento” e marque a opção “Não sou Robô”. Finalize clicando em “Consultar”.

comprovante de situação cadastral CPF - Carbonera e Tomazini
situação regular cpf -

Na tela aparecerá seus dados e sua atual situação. Se estiver REGULAR, quer dizer que está tudo certo.

Se algum dado estiver incorreto, é necessário atualizar o cadastro.

Seu CPF está irregular? Veja como arrumar no site da Receita Federal(Abre numa nova aba do navegador)

Como atualizar o cadastro

Para atualizar o CPF faça o mesmo caminho citado anteriormente. Acesse o site da Receita  e clique no menu “Serviços” e logo após em “Cadastros”.

Escolha a segunda opção que diz “Alterar Cadastro do CPF”.

alterar cadastro CPF - carbonera e tomazini

Nesta opção é possível alterar endereço, nome (devido a casamento ou divórcio), entre outros.  Para isso, basta preencher todos os campos solicitados. Antes de clicar em “Enviar”, confira se todos os dados estão digitados corretamente.  

alteração de dados cadastrais CPF

Na página seguinte aparecerá a mensagem de que a alteração foi realizada com sucesso. Para conferir se a situação cadastral foi regularizada, clique em “Gerar Comprovante de Situação Cadastral”. 


Como regularizar o cadastro do CPF

Caso a situação na inscrição estiver como “SUSPENSA”, acesse novamente o menu “Serviços” e logo após “Cadastros”.  Busque a opção Regularizar Cadastro do CPF“. 

regularizar cadastro do cpf -

Preencha todos os dados solicitados e clique em “Enviar”.

pedido de regularização de CPF

Na página seguinte aparecerá uma mensagem de confirmação e, caso queira conferir se a situação foi regularizada clique em “Gerar Comprovante de Situação Cadastral”. 

Fique atento! Segundo a Receita Federal “As alterações e regularizações de CPF levam em média 72 horas para serem atualizadas nos sistemas da Caixa Econômica Federal, para fins de solicitação do Auxílio Emergencial”. 

Atendimento por e-mail

Caso não tenha sido possível regularizar o CPF pelo site da Receita Federal, o procedimento poderá ser feito por email. É preciso anexar no email, a seguinte documentação:

  • Documentos de identificação (para maiores de 16 anos é preciso o RG atualizado. Caso não esteja atualizado, anexar também certidão de nascimento ou casamento. Menores de 16 precisam enviar seu RG e ainda, o RG do responsável legal);
  • Título eleitoral (facultativo);
  • Comprovante de Endereço;
  • Protocolo de atendimento fornecido pela entidade conveniada (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica) ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet (para pedidos de Alteração ou Regularização não conclusivos iniciados no sítio da Receita Federal), se possuir;
  • Fotografia (selfie) do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso). É fundamental que apareça o rosto da pessoa e que os dados no documento estejam legíveis. 

O endereço de email para enviar a documentação dependerá do estado de quem solicita. Confira a lista:

CPF dos filhos é obrigatório para a mãe sacar o Auxílio Emergencial(Abre numa nova aba do navegador)

A resposta será enviada por email.  Caso não seja possível o atendimento por esse canal de serviço, o solicitante receberá  orientações para comparecimento futuro em uma Unidade da Receita Federal.

Não consegui regularizar nem pelo site nem por email, e agora?

Se não foi possível regularizar o CPF em nenhuma das opções descritas acima, será necessária o atendimento presencial.

Neste caso, é preciso conferir os horários de atendimento das unidades da Receita Federal pois, assim como outros órgãos, o atendimento acontece de forma diferenciada devido a pandemia do coronavírus. 

Para realizar o atendimento, acesse a página de unidades de atendimento no site da Receita Federal. 

Veja quais são os erros no Auxílio emergencial de R$ 600 em 2020(Abre numa nova aba do navegador)

To Top