Economy

Investidores da Uber e da Lyft querem planos para retomar corridas

Por Tina Bellon e Noel Randewich

(Reuters) – Enquanto as paralisações e os temores da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos se estendem pelo terceiro mês, quem quer dar uma volta de Uber?

A maioria dos investidores não quer. A ação da Uber caiu 3,4% na segunda-feira, enquanto a da rival menor Lyft caiu quase 9%, antes dos resultados trimestrais delas nesta semana. As ações caíram 33% e 42%, respectivamente, desde fevereiro, mais do que o dobro da queda do índice S&P 500.

Investidores querem que as empresas tracem um caminho para sair da crise, conforme os norte-americanos – que geram a maior parte da receita das empresas – consideram retomar as viagens.

“Está claro para nós que os negócios serão terríveis. O que queremos ouvir é: ‘Qual é a perspectiva deles e eles estão vendo alguma indicação de retomada da atividade?'”, disse King Lip, estrategista-chefe de investimentos da Baker Avenue Asset.

A demanda por corridas de aplicativos caiu drasticamente, à medida que governos de todo o mundo mandaram as pessoas ficarem em casa para combater a propagação do vírus, levando as duas empresas a retirar suas previsões para o ano. Dados de analistas e entrevistas com motoristas sugerem que os pedidos de viagem em algumas cidades caíram até 80% em abril.

Alguns analistas esperam que a Uber seja mais afetada no primeiro trimestre do que a Lyft, que opera apenas os Estados Unidos e em partes do Canadá. A Lyft, que divulga resultados após o pregão de quarta-feira, um dia antes da Uber, pode, portanto, servir como indicador preliminar do mercado dos EUA.

Os norte-americanos disseram em uma pesquisa que suas preferências de transporte mudarão como resultado da crise, embora a demanda na China, o primeiro país da pandemia, esteja se recuperando desde o alívio dos bloqueios por coronavírus.

Na pesquisa feita em abril pelo IBM Institute com 25 mil adultos dos EUA, mais da metade disse que usaria menos serviços de transporte por aplicativos ou parariam completamente.

A vantagem da Uber pode estar na entrega de alimentos.

“Precisamos descobrir se o serviço de entrega de comida da Uber é tão forte quanto pensamos”, disse Jake Dollarhide, presidente-executivo da Longbow Asset Management, que tem ações da Uber e da Lyft.

A estimativa média dos analistas para a receita da Uber no primeiro trimestre caiu mais de 600 milhões de dólares desde o início de fevereiro. Os analistas esperam, em média, que a Uber reporte que a receita do trimestre subiu 14%, para 3,53 bilhões de dólares, com prejuízo ajustado de 0,83 dólar por ação, de acordo com dados da Refinitiv.

Espera-se que a Lyft divulgue aumento de 16% na receita trimestral, para 898 milhões de dólares, e prejuízo ajustado de 0,63 dólar por ação.

No geral, os analistas veem a Uber com prejuízo de 1,36 bilhão de dólares e o da Lyft, de 388 milhões de dólares.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG441AO-BASEIMAGE

To Top