Asia

Recém-nascidos estão entre 13 mortos de ataque a hospital de Cabul

Por Abdul Qadir Sediqi e Hamid Shalizi e Ahmad Sultan

CABUL/JALALABAD (Reuters) – Homens armados atacaram nesta terça-feira um hospital da capital afegã, Cabul, onde a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra uma maternidade e mataram 13 pessoas, incluindo dois bebês recém-nascidos, disseram autoridades.

Em outro ataque realizado no mesmo dia, um homem-bomba se explodiu durante o funeral de um comandante de polícia, ao qual compareceram autoridades do governo e um parlamentar, em Nangahar, uma província do leste, matando ao menos 24 pessoas e ferindo 68.

Ninguém assumiu a autoria de nenhum ataque de imediato. O Taliban, que é a principal insurgência islâmica do Afeganistão e diz ter interrompido ataques em cidades contempladas por um acordo de retirada de tropas dos Estados Unidos, negou envolvimento em ambos.

O grupo militante Estado Islâmico opera em Nangahar e cometeu uma série de atentados de grande visibilidade em Cabul nos últimos meses. Na segunda-feira, forças de segurança prenderam seu líder regional na capital.

O porta-voz do governo provincial de Nangahar disse que o número de baixas do funeral pode aumentar.

Em Cabul, o ataque ocorreu de manhã quando ao menos três atiradores usando uniformes da polícia entraram no hospital Dasht-e-Barchi lançando granadas e atirando, disseram autoridades do governo. Quinze pessoas foram feridas na ação, de acordo com o Ministério do Interior. Até a tarde, as forças de segurança haviam matado os agressores.

O hospital de 100 leitos administrado pelo governo conta com uma maternidade aos cuidados do MSF.

O MSF confirmou em um tuíte que o hospital foi atacado e que funcionários e pacientes estavam sendo retirados. Poucas horas antes, a entidade havia tuitado uma foto de um bebê recém-nascido na maternidade nos braços da mãe depois de uma cesárea de emergência.

Autoridades dos ministérios do Interior e da Saúde disseram que mães, enfermeiras e crianças estão entre os mortos e feridos.

Fotos do Ministério do Interior mostraram duas crianças pequenas prostradas e mortas dentro do hospital. Soldados retiraram crianças pequenas do complexo, algumas envoltas em cobertores ensanguentados. Autoridades disseram que 100 pessoas no total foram resgatadas, incluindo três cidadãos estrangeiros.

O bairro abriga muitos membros da comunidade hazara afegã, uma minoria majoritariamente xiita que já foi atacada antes pelos sunitas do Estado Islâmico, inclusive em uma cerimônia em Cabul na qual lembravam a morte de um de seus líderes em março.

(Por Abdul Qadir Sediqi, Hamid Shalizi e Ahmad Sultan; reportagem adicional de Rupam Jain)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4B17S-BASEIMAGE

To Top