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Posso solicitar a revisão de benefícios do INSS de forma online?

Posso solicitar a revisão de benefícios do INSS de forma online? O fechamento das agências da Previdência devido à quarentena de combate ao novo coronavírus não interrompeu a prestação de serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que continua a ser realizada pela internet ou por telefone.

Além de serviços para quem ainda não é beneficiário, como a solicitação de aposentadorias e pensões, o atendimento à distância também permite pedir e acompanhar o andamento revisões de renda para segurados que já estão na folha de pagamentos do órgão do governo federal.

Veja quais serviços em 2020 são oferecidos no MEU INSS(Abre numa nova aba do navegador)

O acompanhamento por meio do Meu INSS, que é o portal de serviços do instituto na internet, vale para os três níveis de análise que um pedido de revisão pode ser submetido na via administrativa: a análise no INSS, o recurso às juntas do Conselho da Previdência e, finalmente, o recurso especial às câmaras do Conselho.

Após essas etapas, caso a resposta seja insatisfatória, o beneficiário precisará procurar a Justiça para persistir com a reclamação.

A revisão administrativa é um direito de todos os beneficiários do INSS, desde que o pedido seja apresentado em até dez anos após o início do pagamento do benefício.

Principais dúvidas de quem acessa o portal do Meu INSS(Abre numa nova aba do navegador)

O sucesso da revisão passa, necessariamente, por uma boa fundamentação dos motivos que levaram o segurado a solicitar a reanálise do cálculo. Isso, na maioria dos casos, exige a inclusão de documentos que comprovem a falha do órgão ao realizar o cálculo inicial da renda.

Por exemplo, o segurado, ao constatar que um período de contribuição não foi incluído no cálculo do seu benefício, pode comprovar o direito a essa contagem por meio da anotação realizada pelo empregador na sua carteira profissional.

Durante a pandemia ou enquanto as agências da Previdência permanecerem fechadas, porém, os documentos precisam ser digitalizados (passados para o computador por meio de fotografia digital ou escaneamento) e enviados por meio do Meu INSS.

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Inicialmente, quando lançou o Meu INSS, o órgão do governo federal exigia o registro de senha para todos os serviços. Isso mudou e o processo ficou mais simples. A revisão, por exemplo, pode ser requisitada informado apenas o nome completo, o número do CPF e a data de nascimento.
Quem preferir, pode telefonar para o 135. Veja as instruções ao lado.

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