Benefícios

Cloroquina: como será o uso do medicamento contra o COVID-19?

Ministério autoriza cloroquina para casos graves de covid-19

Cloroquina: como será o uso do medicamento contra o COVID-19? O Ministério da Saúde divulgou novas orientações sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19. As novas diretrizes são para o uso precoce do medicamento, quando o paciente apresentar sintomas leves ou moderados da doença.  Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A prescrição, nesses casos, deverá ficar a critério do médico, além de ser necessária uma declaração do paciente ou de familiares para o uso da medicação. O protocolo começa a valer para todos os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus em tratamento na rede púbica de saúde. O governo já distribuiu 2,9 milhões de unidades de fosfato de cloroquina para todo País. 

Por conta pandemia agências do INSS ficarão fechadas até 22 de Maio(Abre numa nova aba do navegador)

Em suas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, explicou que a cloroquina pode ser usada em casos leves, com recomendação médica e autorização do próprio paciente/família. “Ainda não existe comprovação científica, mas sendo monitorada e usada no Brasil e no mundo. Contudo, estamos em guerra: ‘Pior do que ser derrotado é a vergonha de não ter lutado’.” 

Quais os sintomas e o novo tratamento da Hanseníase?(Abre numa nova aba do navegador)

Segundo o Ministério da Saúde, a nova orientação do Governo Federal quer garantir a igualdade de direitos entre os pacientes da rede pública e privada de saúde. “Há um clamor da sociedade, por meio das instituições médicas, representações populares e parlamentares, pedindo ao Ministério da Saúde uma manifestação formal, uma vez que no Brasil, para brasileiros de uma determinada classe social, há o direito da prescrição médica desses medicamentos; e para uma camada menos favorecida economicamente, há a limitação do acesso a essas medicações”, disse a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

“O que nós queremos é, hoje, tornar o princípio da equidade defendido e garantido pelos SUS como uma realidade para todos os brasileiros”, destacou. 

Bolsonaro diz que novo protocolo sobre cloroquina será assinado nesta quarta-feira(Abre numa nova aba do navegador)

De acordo com o Ministério da Saúde, estados, municípios e hospitais da rede privada já estabeleceram protocolos próprios de uso da cloroquina e da hidroxicloroquina. Afirmou que há estudos sobre o medicamento, mas que até o momento, não existem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação da terapia. Mas indicou que a nova orientação uniformiza a informação para os profissionais da saúde do SUS e que caberá ao médico a decisão de prescrever o remédio com aval do paciente. “Nós não estamos nos afastando da ciência, nós estamos nos aproximando da necessidade de garantir a vida em tempos de guerra”, ressaltou a secretária. 

“Estamos cuidadosos, atentos e fazendo nosso papel para que todos os esforços no Brasil aconteçam para redução das mortes, redução do sofrimento das famílias e garantia de acesso oportuno e precoce ao único tratamento que nós temos hoje para essa doença”, disse. 

Para casos graves, continua o protocolo anterior, em que o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina já era autorizado no tratamento dos pacientes.  

Sintomas da Covid-19

 Sintomas leves:

– perda do olfato e/ou do paladar 

– coriza

– diarreia

– dores de cabeça, muscular ou abdominal

– febre

– tosse

– fadiga 

Sintomas moderados:

– tosse persistente com febre persistente diária

– tosse persistente com piora progressiva de outro sintoma relacionado à Covid-19

– pelo menos um dos sintomas acima + presença de fator de risco (idosos; portadores de doenças crônicas, entre elas diabetes, hipertensão e asma; gestantes e lactantes) 

Sintomas graves:

–  Síndrome Respiratória Aguda Grave

– Síndrome Gripal que apresente: Dispneia/desconforto respiratório

– pressão persistente no tórax

– saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente

– coloração azulada de lábios ou rosto

To Top