Auxílio Emergencial

Pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial não foi divulgado: Entenda

Pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial não foi divulgado: Entenda. A demora do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica Federal em divulgar o calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial para trabalhadores sem Bolsa família — informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados sem seguro-desemprego — tem gerado muitas críticas nas redes sociais. A última parcela foi liberada há mais de um mês, e os beneficiários se queixam do descaso do governo. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

No Twitter, um internauta escreveu: “Por favor depositem logo a terceira parcela do auxílio emergencial. Eu imploro”. Outro trabalhador criticou: “E o auxílio emergencial que nunca cai?”.

Uma terceira pessoa resumiu a situação de muitos cidadãos: “Qual a dificuldade em lançar um cronograma de pagamento contendo as datas das 3 parcelas e os lotes correspondentes? Os aprovados de maio já eram pra começar a receber a 2, os aprovados de abril sem ideia de qdo sairá a 3 e as contestações ainda em análise #auxilioemergencial“.

Saiba como usar o Bolsa Família no aplicativo de celular(Abre numa nova aba do navegador)

Procurado pelo EXTRA, o Ministério da Cidadania não enviou posicionamento sobre o tema até a publicação desta reportagem.

Atraso já passa de 30 dias

A segunda parcela foi creditada nas contas poupanças sociais digitais abertas em nome desses trabalhadores no período de 20 a 26 de maio, de acordo com o mês de aniversário. A partir desse depósito, os beneficiários puderam pagar contas (como luz, água e telefone) e fazer compras (em lojas, supermercados e farmácias), usando um cartão de crédito virtual ou o QR Code. Todas essas transações foram feitas pelo aplicativo Caixa Tem.

O saque em dinheiro — no caso da segunda parcela — foi liberado de 30 de maio a 13 de junho, também respeitando o mês de aniversário.

O problema é, até agora, não há datas anunciadas para o depósito da terceira parcela. Praticamente todos os beneficiários do Bolsa Família já receberam o dinheiro da terceira cota (o cronograma se encerrará na próxima terça-feira), mas os trabalhadores que não fazem parte do programa social ainda não tem previsão de depósito.

Correios irão cadastrar pessoas para receber o Auxílio emergencial(Abre numa nova aba do navegador)

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, chegou a anunciar que o novo calendário estaria disponível nesta quarta-feira (dia 24), o que não aconteceu.

Outros trabalhadores

Muitos trabalhadores que tiveram atrasos no processamento de seus pedidos de benefício também aguardam a divulgação de outros calendários de pagamento. São pessoas incluídas tardiamente em um lote extra, que receberam apenas a primeira parcela, e cidadãos com concessão recente do auxílio emergencial (liberação em maio), que ainda esperam o primeiro pagamento.

Auxílio emergencial de R$ 1.200 é direito de quem receber?(Abre numa nova aba do navegador)

“A segunda parcela do auxílio emergencial para quem foi aprovado em maio virou lenda? Todos os dias procuro informações sobre e nada vejo”, reclamou uma trabalhadora no Twitter

Outra internauta perguntou: “Alguém sabe quando vão dar a segunda parcela a quem foi aprovado dia 15/05 e recebeu dia 23/05, pq tô esperando e até hj nada? #AuxilioEmergencial“.

A expectativa é que o Ministério da Cidadania e a Caixa divulguem também esses cronogramas.

To Top