Benefícios

INSS: Quem pode solicitar a revisão de benefícios?

INSS: Quem pode solicitar a revisão de benefícios? A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), suspendeu, em 28 de maio, o julgamento de todos os processos de revisão da vida toda no país até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue recurso do INSS.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A suspensão, porém, não impede aposentados de entrarem na Justiça para garantir o direito. Advogados ouvidos pela reportagem recomendam que o aposentado ingresse com a ação enquanto a decisão do Supremo não sai, para não perder tempo nem dinheiro.

Quem nunca contribuiu pode ganhar aposentadoria em 2020?(Abre numa nova aba do navegador)

“A partir do momento que entra na Justiça pedindo a revisão, você tem direito de receber as diferenças dos últimos cinco anos entre as aposentadorias concedidas e as aposentadorias revisadas”, afirma a advogada Priscila Arraes Reino.

“Pode-se dizer que a cada mês que passa, você perde de receber a diferença de um mês”, diz a especialista.

Empréstimo consignado com a ajuda do FGTS(Abre numa nova aba do navegador)

O advogado Murilo Aith também lembra que pode ter aposentados com direito, mas que estão perto de completar dez anos da aposentadoria. “Se ultrapassado o tempo, depois não pode entrar com a ação”, diz.

Têm direito segurados que trabalharam e contribuíram antes de julho de 1994 e poderiam ter o valor destas contribuições incluído no cálculo da aposentadoria para ganhar mais.

A correção beneficia quem teve salários altos no início da carreira, na comparação com os salários recebidos nos anos que antecederam a aposentadoria.

Idade da aposentadoria do INSS para mulheres muda sofre alteração(Abre numa nova aba do navegador)

O cálculo para saber se essa revisão vale a pena não é simples, por isso o ideal é contar com a ajuda de um especialista previdenciário.

Caso o Supremo decida a favor do INSS, são boas as chances de quem conseguiu a revisão não ter de devolver o que já recebeu.

Já se o Supremo julgar a correção como devida ou deixar a decisão para o STJ, aposentados podem ter até R$ 200 mil de atrasados.

To Top