Benefícios

Confira por quanto tempo manter guardado documentos do IR

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

Confira por quanto tempo manter guardado documentos do IR. Período corresponde ao prazo em que a Receita fiscaliza leva para analisar as informações presentes nas declarações apresentadas. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Os contribuintes que já transmitiram a declaração de Imposto de Renda 2020 para a base de dados da Receita Federal devem manter guardada toda a documentação utilizada no preenchimento ao menos até 2026.

Receita informa o 2º lote de restituições no Imposto de Renda em 2020

Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, afirma que o prazo para manter a posse dos documentos equivale a cinco anos mais o ano da entrega.

Como devo declarar no meu Imposto de Renda os benefícios do INSS?

“A declaração do Imposto de Renda começa a contar a decadência de 2019 no momento em que se entrega ela para o Fisco. Então, a Receita tem até 2025 para fiscalizar 2019”, explica Domingos.

Imposto de Renda precisa do FGTS?

A medida visa proteger o contribuinte na hora de prestar eventuais esclarecimentos à Receita Federal durante a fase de cruzamento de dados.

Entre os documentos a serem guardados aparecem informes de rendimentos, comprovantes de despesas com saúde e educação, dados bancários referentes ao dia 31 de dezembro de 2019 e comprovações de compra ou venda de bens. 

Fonte: R7

To Top