Cotidiano

Na pandemia, metrô da Bahia adota programa de visita virtual em tempo real

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A pandemia do novo coronavírus fez com que o metrô da Bahia suspendesse o programa de visitação presencial que existe há seis anos, mas criasse uma versão virtual, com duas horas de duração, em que o interessado pode conhecer toda a operação do sistema em Salvador e Lauro de Freitas.
O programa, chamado Embarque Online, foi implantado no fim de junho e inicialmente é voltado à comunidade acadêmica. Recebeu até aqui cerca de 400 visitantes de vários estados, o que fez o metrô decidir manter a proposta mesmo após o retorno das atividades presenciais —quando a Covid-19 permitir.
O programa de visitas presenciais existe desde 2014, segundo Álvaro Britto, gestor de comunicação e sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, que administra o sistema, e foi criado para contribuir com a academia, passar a cultura do metrô para os visitantes e integrar a comunidade.
Nos seis anos de existência, 20 mil usuários, professores e alunos principalmente do Nordeste, visitaram as instalações, até que o projeto foi interrompido em março com a pandemia.
Na visita ao vivo, o conteúdo é customizado conforme o público alvo, que se inscreve até dez dias antes da data agendada para a visita. As turmas têm entre 20 e 60 pessoas e as visitas acontecem às terças, quintas e sextas-feiras.
O CCO (Centro de Controle Operacional), que faz o monitoramento dos deslocamentos dos trens e acompanha a movimentação nas estações, é apresentado ao visitante, que também conhece para que serve cada instrumento e como ele é utilizado na operação do sistema, composto por 33 quilômetros de trilhos em Salvador e Lauro de Freitas.
A visita também mostra como é feita a manutenção do material rodante, tem um tempo destinado a tirar dúvidas e responder questões sobre o metrô e oferece certificado de participação.
Curiosidades sobre como cada equipamento funciona estão entre os questionamentos feitos, mas a principal pergunta é sobre o perigo de colisão.
“Explicamos como funciona a segurança do metrô, segurança é um tema que interessa muito, e como é feita a manutenção. Muitos perguntam como ela ocorre em tão pouco tempo, já que o sistema funciona até 0h e abre às 5h. Percebemos uma intensidade maior de perguntas no meio virtual, as pessoas têm mais coragem, perguntam com mais intensidade”, disse Britto.
De acordo com ele, o programa de visitas presenciais terá continuidade, mas o virtual permitiu a abertura “para o mundo”. As visitas podem ser agendadas no site do metrô baiano (www.ccrmetrobahia.com.br) ou por telefone (0800-071-8020).

To Top