Cultura

Dançarinos acusam Ismael Ivo, diretor do Balé da Cidade, de assédio moral

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Integrantes do Balé da Cidade, corpo de baile do Theatro Municipal, encaminharam denúncias de assédio moral contra o diretor da companhia, o dançarino e coreógrafo Ismael Ivo.
A informação foi publicada pela revista Veja São Paulo na sexta-feira (28) e confirmada à Folha pela Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo. A pasta informa que o processo de investigação das denúncias vem sendo conduzido pelo Instituto Odeon, que administra o Municipal, com o acompanhamento de um servidor da Fundação Theatro Municipal.
O comunicado afirma ainda que as testemunhas já começaram a prestar depoimentos, mas que o processo foi interrompido por causa da pandemia e que será retomado assim que as atividades do teatro forem reestabelecidas. O processo corre em sigilo. A defesa de Ismael Ivo será ouvida e o coreógrafo terá a possibilidade de esclarecer as denúncias. Se comprovados os casos, medidas legais e administrativas serão tomadas pelo Instituto Odeon.
A reportagem entrou em contato com funcionários e ex-funcionários do Balé da Cidade, mas eles não quiseram se pronunciar sobre as acusações.
A Veja São Paulo afirmou ter tido acesso a uma das denúncias formais realizadas pelos bailarinos. Segundo a reportagem, o documento afirma que Ivo usou frases como “calem a boca” e “vocês não eram nada [antes de mim]” para se dirigir aos funcionários.
A revista ainda afirma que uma reclamação de importunação sexual foi registrada na ouvidoria no início deste ano pelo produtor Gustavo Silva, que disse ter recebido abraços e carícias de Ivo em reuniões.
Em nota, o advogado do coreógrafo, Dinovan Dumas de Oliveira, do escritório Maciel, Fernandes e Basso, afirmou que as acusações contra Ivo “são infundadas e não guardam qualquer relação com a realidade”. “Ismael continuará trabalhando pelo bom funcionamento do Balé da Cidade de São Paulo, sempre de forma profissional”, diz.

To Top