Asia

Papa pede respeito ao acordo climático de Paris

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco fez um apelo nesta terça-feira para que os países a combatam o aquecimento global em conformidade com o acordo climático de Paris de 2015, opinando em uma questão que tem peso na corrida presidencial dos Estados Unidos.

A sociedade moderna forçou o planeta para além de seus limites, e o tempo para solucionar uma emergência climática está acabando, disse o pontífice.

“Nossa exigência constante de crescimento e um ciclo infinito de produção e consumo estão exaurindo o mundo natural”, disse Francisco. “Florestas são esgotadas, o solo sofre erosão, os campos não rendem, os desertos avançam, os mares se acidificam e as tempestades se intensificam. A criação está gemendo!”

Ele fez o apelo em uma mensagem emitida no dia em que as igrejas cristãs comemoram o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

“Precisamos fazer tudo que formos capazes para manter a elevação da temperatura global média abaixo do limiar de 1,5ºC entronizado no Acordo Climático de Paris, pois ir além disso se mostrará catastrófico, especialmente para comunidades pobres de todo o mundo”, disse.

O presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou um processo para retirar seu país –o segundo maior emissor de gases de efeito estufa, só atrás da China– do pacto que uniu países em prol da mitigação do aquecimento global, dizendo que ele custa caro demais.

Seu desafiante pela Presidência dos EUA, o candidato democrata Joe Biden, disse que recolocará os EUA em um papel de liderança na luta contra a mudança climática, reincluindo a nação em negociações climáticas futuras de maneira assertiva para impulsionar os objetivos do Acordo Climático de Paris.

O papa Francisco disse que a perda de biodiversidade, os desastres climáticos e o impacto desproporcional da pandemia de coronavírus nos pobres e vulneráveis são todos “um chamado para despertar para nossa ganância e consumo desenfreados”.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG802UR-BASEIMAGE

To Top