Últimas Notícias

Sou candidato em São Paulo e é evidente que tenho o carinho de Bolsonaro, diz Russomanno

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) afirmou ao jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (14) que está livre para ser candidato à Prefeitura de São Paulo após uma tentativa de composição com o PSDB não vingar.

“Vou oficializar minha candidatura na convenção, na quarta (16). Tenho um grande recall de outras eleições”, afirma o pré-candidato.

Russomanno, que é apresentador de TV e atua na área de defesa do consumidor, largou como favorito nas eleições de 2012 e de 2016, mas acabou em terceiro lugar.

Nesta eleição, o deputado conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ter um resultado diferente e chegar ao segundo turno. Segundo Russomanno, o presidente tem simpatia pela sua candidatura.

Russomanno esteve com Bolsonaro em três ocasiões ao longo dos últimos dias. Questionado pela reportagem sobre algum acerto com o presidente a respeito da eleição em São Paulo, o pré-candidato afirmou que “está claro que ele vai me apoiar”.

Segundo Russomanno, ainda estão pendentes detalhes sobre como se dará a participação de Bolsonaro em sua campanha, ou seja, se haverá um aceno explícito.

“Eu estou direto com ele porque sou vice-líder do governo no Congresso. Ele é meu amigo. Só pela amizade é evidente que tenho carinho dele. Essa amizade vai fazer com que ele esteja comigo na campanha”, disse Russomanno.

O Republicanos é base do governo Bolsonaro no Congresso e é o partido que abriga dois de seus filhos, Carlos e Flávio, no Rio de Janeiro.

O partido nasceu em 2005 ligado à Igreja Universal. O apoio entre os evangélicos também é um ponto de aproximação entre Russomanno e Bolsonaro.

Ainda de acordo com Russomanno, as conversas com o PSDB se encerraram. Os tucanos vinham tentando atrair o deputado para a campanha do prefeito Bruno Covas (PSDB) à reeleição.

Um acordo para que Russomanno e Covas fizessem parte da mesma chapa, firmado ainda no ano passado, porém, foi desfeito. “Estou liberado para ser candidato”, disse Russomanno.

Os tucanos também dão as tratativas por encerradas e já veem Russomanno como um candidato próprio em São Paulo. Com isso, cargos do Republicanos na gestão de Covas devem ser desocupados.

Em agosto, quando Russomanno confirmou sua pré-candidatura, mas ainda tentava acertos com outros partidos, o secretário de Habitação da gestão Covas, João Farias, indicado do Republicanos, deixou o cargo e puxou a fila de saídas voluntárias e exonerações.

Segundo a reportagem apurou, porém, os cargos do Republicanos no governo de João Doria (PSDB) devem ser mantidos. Russomanno esteve com o governador paulista na semana passada, mas não houve acertto sobre a união com Covas.

Russomanno lançou a pré-candidatura em 7 de agosto após ser pressionado pelo partido. Na época, o deputado ainda resistia à ideia de ser candidato e abriu conversas com os tucanos e com outros partidos. Sua candidatura era vista com ceticismo entre adversários.

Agora, o partido trata sua candidatura como certa. “Nossa campanha é forte, sólida. Não tem volta”, diz Marcos Alcântara, presidente municipal do Republicanos.

Segundo Alcântara, o partido está preparado para uma campanha de chapa pura, com um vice também do Republicanos. Russomanno, porém, ainda conversa com outras siglas sobre sua indicação de vice.

To Top