Benefícios

Oportunidades de saque total no FGTS

Oportunidades de saque total no FGTS. O pagamento do FGTS Emergencial começou a ser feito esta semana e ainda tem muita gente com dúvidas sobre quando o dinheiro vai ser depositado, como movimentar o depósito, como recusar o pagamento e se é possível receber valor maior que o salário mínimo.

Saque total do FGTS

O FGTS Emergencial é temporário e só vai valer neste momento de pandemia da Covid-19.

As outras modalidades de saque continuam valendo, inclusive do saldo total, nas condições previstas no regulamento.

No caso de doença grave, inclusive do Corona Vírus, os trabalhadores podem movimentar todo o saldo do FGTS, ainda quando a pessoa acometida com doença seja um dos seus dependentes.

Recusa do benefício

O trabalhador que não quiser receber o salário mínimo referente ao FGTS Emergencial pode informar até dez dias antes da data do depósito, observando o calendário de pagamento, que não quer receber esse valor.

Esse prazo não é fatal porque, se o depósito for feito, o trabalhador pode solicitar que o depósito seja desfeito. Caso não informar a recusa nem pedir o desfazimento do depósito até 30 de novembro, o dinheiro voltará para a conta vinculada do Fundo de Garantia.

Conta bancária ou poupança

Diferentemente do que normalmente acontece, quem tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal não será beneficiado com o pagamento antecipado.

O FGTS Emergencial será pago exclusivamente na Poupança Digital Social. A movimentação será feita pelo Aplicativo Caixa Tem. Neste momento já dá para pagar contas, boletos, usar o cartão de débito em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos.

Somente depois, também observado o calendário baseado no mês de nascimento, é que o trabalhador poderá transferir o depósito para outro banco ou sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento ou lotéricas, sem qualquer custo.

Caixa vai liberar um novo saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de até R$ 1.045 por trabalhador, por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)

O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV
O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV

Especialista em Previdência Social – Hilário Bocchi Junior

Rua Amador Bueno, 800 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP –
Cortesia da empresa de Educação Previdenciária Aposentfácil.
www.aposentfacil.com.br

To Top