Unidade de perícias médicas de Brasília é inspecionada
Benefícios

Unidade de perícias médicas de Brasília é inspecionada

portalmixvalenoticias

Na manhã desta quarta-feira (16), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e o secretário de Trabalho, Narlon Gutierres, inspecionaram a Unidade de Atendimento Na Hora da Perícia Médica Federal, localizada no Setor Comercial Sul, em Brasília (DF), e constataram que todos os requisitos estão adequados para o imediato funcionamento.

Durante a vistoria na unidade, que possui 24 consultórios, foi constatado que os protocolos de saúde, segurança e higiene, incluindo equipamentos de proteção coletiva e individual, bem como aparelhagem de uso médico, estavam totalmente adequados para o retorno do atendimento dos segurados.

Após a checagem nos consultórios, área de triagem, banheiros e sala de espera, o secretário Bruno Bianco disse o objetivo foi verificar in locu o cumprimento de todos os requisitos de segurança e saúde para servidores e beneficiários. “Nosso compromisso é voltar ao trabalho o quanto antes”, afirmou.

Com o chek list nas mãos, o secretário Narlon Gutierres informou que todos os itens relacionados como necessários, com base em protocolos internacionais e do Ministério da Saúde, visando a evitar a proliferação do coronavírus nos ambientes de atendimento, estavam em conformidade.

Segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, 151 agências que possuem atendimento de perícia médica estão aptas – de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde – para o retorno. Informou que, desde segunda-feira (14), está sendo realizada uma rechecagem em todas as agências e, na medida em que a inspeção for concluída, a perícia médica deverá voltar a atender, uma vez que é um serviço essencial para o cidadão. Já foram vistoriadas, no país, mais de 70 agências.

“A partir de amanhã, as que forem inspecionadas já poderão retornar ao atendimento”, enfatizou Leonardo Rolim. Na oportunidade, lembrou que os demais serviços, como avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, já estão sendo prestados com hora marcada em cerca de 600 agências.

A listagem das agências em funcionamento está disponível no portal covid.inss.gov.br. O agendamento para atendimento presencial é realizado pela Central 135 ou pelo Meu INSS (site e aplicativo).

Pagamento da diferença dos auxílios-doença

O presidente do INSS esclareceu que os benefícios de auxílio-doença que tiveram adiantamentos de um salário mínimo serão convertidos automaticamente, sem necessidade de perícia, e as diferenças de valores serão pagas. “Chegamos à conclusão de que a incapacidade já havia se extinguido, não havendo necessidade de perícia”, informou.

A medida abrange as antecipações em que o afastamento tenha se encerrado até o dia 2 de julho deste ano. O pagamento será efetuado aos beneficiários já no mês de outubro pelo INSS.

To Top