X

Quem perdeu renda no INSS

Quem perdeu renda no INSS. Trabalhadores que tinham perícia agendada perderam tempo. Os atendimentos não haviam sido remarcados, apesar de peritos já terem informado ao INSS que não voltariam ao trabalho.

O metroviário Dailton Gomes de Souza, 52, do Itaim Paulista (zona leste), tentou agendar perícia pelo 135 e pelo site, mas, como não conseguiu, foi até a agência de São Miguel Paulista.

O segurado afirma que teve Covid-19 e está afastado. “O trabalho disse que preciso de um papel do INSS para eu não perder esses dias. Só quero trabalhar, mas é muita burocracia.” Ele recebeu uma senha para tentar agendar pela internet.

Sem agendamento, a vendedora Monica Yamamoto tentava ser atendida em Caieiras (Grande SP). Ela se afastou do trabalho no mês passado e a empresa marcou a perícia no INSS para o dia 14. “Estou desde segunda tentando remarcar. Por telefone é impossível e no aplicativo diz que tem erro no CPF, mas não há opção para resolver isso.”

A auxiliar de limpeza Janecleia dos Santos saiu de madrugada para chegar a tempo do exame marcado para 8h na Lapa (zona oeste). “Gasto muito com condução. Saí cedo e eles nem me avisaram que não teria perícia. Não recebi nem torpedo e nem email. Não fizeram nem a remarcação. Tenho que me virar para conseguir outra data.”

Relacionadas

O auxiliar de serviços gerais Vitor Queirós, 31, chegou à Vila Mariana (zona sul), às 7h e também perdeu viagem. Afastado desde março por problemas vasculares, seu agendamento era 8h40.

Ele diz não poder voltar ao trabalho sem a perícia. “Tentei pedir a antecipação do benefício. Enviei todos os documentos pela internet, mas foram rejeitados”, diz.

O tratorista Emerson Oliveira, 37, saiu de casa às 5h30 para levar o sogro, de 67, ao Jabaquara (zona sul). Moradores de Engenheiro Marsilac (extremo sul), foram mais de duas horas para chegar, quando souberam do cancelamento.

No posto do Glicério (região central), o motorista de ônibus Alexandre Matrone, 42, chegou antes de o local abrir. A perícia estava marcada para 7h. Faltando cinco minutos, foi informado pelo segurança de que não havia médico. (APB, JG, HV, FM)