Benefícios

Utilize a Internet para solicitar no INSS a carta de concessão

Utilize a Internet para solicitar no INSS a carta de concessão. A carta de concessão é um documento que tem por finalidade informar ao cidadão a forma de cálculo do valor do seu benefício, além de fornecer informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

PEDIR CARTA DE CONCESSÃO
Se o seu benefício foi concedido há menos de 20 dias, aguarde o recebimento da carta de concessão em sua residência.

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Já pode se aposentar no INSS? Saiba o que fazer antes de pedir benefício em 2019

A dúvida entre antecipar e retardar o pedido da aposentadoria no INSS, e receber um benefício menor agora ou ter um benefício maior mais tarde, tem deixado o trabalhador agoniado.

Essa angústia é ainda maior porque estamos às vésperas de uma das maiores reformas da Previdência Social da história do país.

Agências do INSS
Agências do INSS

No final das contas tem um monte de gente que não sabe o que fazer, nem por onde começar. Afinal, qual é o primeiro passo?

Solicitar na Previdência Social o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde constam todos os registros e contribuições do trabalhador e, com este documento em mãos, simule seu tempo de serviço.

Assim será possível saber quanto tempo de serviço possui e quando vai se aposentar. Este é o primeiro passo.

Qual é a justificativa para a correria às agências do INSS e pedir a aposentadoria às pressas?

Eu já vi este filme em várias outras reformas do passado. Muitas pessoas resolveram as coisas de cabeça quente e vão receber benefícios menores para o resto da vida.

Sempre que alguém fala em reforma da previdência é esta correria desnecessária. Ninguém vai perder os direitos que já foram conquistados. Se a lei mudar hoje e ficar demonstrado que o trabalhador tinha direito à aposentadoria com as regras de ontem, nada acontecerá com ele. É o direito adquirido. Então não tem qualquer justificativa para esta correria.

Dá para saber, com segurança, se vale a pena aposentar agora ou esperar mais tempo?

Dá sim, mas não tem uma única receita que se aplica para todo mundo. Cada caso é um caso. E este é o problema.

Ninguém nasceu no mesmo dia que o colega de trabalho; ninguém trabalhou a vida toda no mesmo lugar que o amigo da esquina, nem com os mesmos salários do vizinho, mas todo mundo insiste em querer comparar o seu caso pessoal com o de pessoas como essas. Este é o maior erro.

Cada um deve fazer seu planejamento previdenciário e definir, aí sim, com segurança, o que vai fazer.

Quando o INSS concede uma aposentadoria e o trabalhador vê que o valor que foi aprovado é bem menor daquele que ele imaginava, ele pode desistir de receber o benefício?

Tem algumas condições para que ele possa desistir. Ele não pode receber nenhuma parcela da aposentadoria, não pode sacar o FGTS nem o PIS/PASEP. Se receber algum desses direitos, significa que ele aceitou o benefício.

O trabalhador pode se aposentar e continuar trabalhando? As contribuições para o INSS que são feitas depois de ele se aposentar podem ser utilizadas para aumentar o valor do benefício?

Qualquer aposentado pode continuar trabalhando, exceto se o benefício for por invalidez. Há também algumas limitações para quem tem aposentadoria especial.

A utilização das novas contribuições para aumentar o valor da aposentadoria já foi afastada pelo Supremo Tribunal Federal – STF quando analisou a questão da desaposentação.

Fonte : (16) 3024-3400
BOCCHI ADVOGADOS ASSOCIADOS
Rua Amador Bueno, 800 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP –
Cortesia da empresa de Educação Previdenciária Aposentfácil.
www.aposentfacil.com.br

To Top