Benefícios

É possível saber qual CPF será cancelado na Receita Federal?

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

É possível saber qual CPF será cancelado na Receita Federal? Na segunda-feira (dia 16), a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil deu início a uma operação de integridade e apurações de fraudes no Cadastro de Pessoas Físicas. Estima-se que mais um milhão de CPFs sejam cancelados.

serasa cpf digital
serasa cpf digital

A Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros e Benefícios Fiscais (Cocad) vai realizar uma apuração em sua base de dados para suspender CPFs de pessoas que possam ter morrido. Essa ação será dividida em fases, em lotes mensais, que totalizam 1.007.965 documentos; sendo que, no primeiro deles, serão suspensos cem mil.

O objetivo é evitar que o CPF de uma pessoa falecida seja usado por terceiros para cometer crimes tributários e outras irregularidades. Dessa forma, será possível qualificar a identificação do cidadão e, consequentemente, aprimorar a eficiência de políticas públicas que se utilizam desse cadastro, como foi possível no caso da concessão do auxílio emergencial.

Para contestar a suspensão e regularizar a situação do CPF, os cidadãos devem entrar em contato com a Receita Federal por meio do site www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento. Fonte Extra

To Top