Benefícios

Confira como fazer no INSS o pedido de Aposentadoria pela internet

Confira como fazer no INSS o pedido de Aposentadoria pela internet. Segurados que pretendem pedir a aposentadoria do INSS podem ter o benefício sem sair de casa. A solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, mediante envio de documentos que comprovem o direito ao benefício.

A facilidade serve para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, por exemplo, que não exigem, necessariamente, atendimento presencial.

Antes de fazer o pedido, verifique seus dados no Cnis. Se houver erro, o segurado poderá terá problemas na concessão ou no cálculo.

O extrato previdenciário pode ser consultado pelo Meu INSS, em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. É possível fazer a retificação pelo próprio Meu INSS, mas antes é preciso ligar no 135.

agência da caixa auxílio emergencial
agência da caixa auxílio emergencial

O INSS restringe o acesso à correção de dados do Cnis. O órgão informa que a atualização de vínculos e contribuições previdenciárias é realizada somente quando é feito o pedido de um benefício, como a aposentadoria.

Quando há necessidade de entregar documentação complementar para a concessão de um benefício, o INSS faz o cumprimento de exigências. O envio das cópias pode ser feito pelo Meu INSS ou por entrega por meio da ‘Exigência Expressa’, que consiste em depositar os comprovantes em uma urna na entrada das agências, e está em vigor até 31 de outubro. É necessário agendamento.

O INSS afirma que só é preciso agendar atendimento presencial se for convocado por SMS ou Meu INSS. “O segurado deve agendar o atendimento presencial apenas quando houver a necessidade de apresentação de documentos e o mesmo não possuir meios de enviar tais documentos de maneira eletrônica, pelo Meu INSS.”

Há 206.806 mil pedidos de aposentadorias em exigência, considerando todos os tipos, de um total de 509 mil aposentadorias em análise, segundo o INSS.

To Top