Butantan deve apresentar nesta 5ª eficácia da CoronaVac em reunião com Anvisa
Asia

Butantan deve apresentar nesta 5ª eficácia da CoronaVac em reunião com Anvisa

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) – O Instituto Butantan deve apresentar, em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na manhã desta quinta-feira, dados de eficácia da CoronaVac, potencial vacina do laboratório chinês Sinovac, após estudos clínicos em Fase 3.

No encontro, marcado para as 10h e que deve durar uma hora, há ainda a possibilidade de o Butantan dar entrada nos pedidos de uso emergencial do imunizante e de seu registro definitivo.

O Butantan é responsável pelos estudos clínicos com a CoronaVac no Brasil e já está envasando a vacina em suas instalações em São Paulo.

Em nota na véspera, o instituto informou que seus representantes teriam uma reunião técnica com a Anvisa nesta quinta e que o encontro serviria para tratar da eficácia da vacina e do pedido de registro.

Após três adiamentos do anúncio da eficácia da CoronaVac, o Butantan prometeu anunciar nesta quinta o grau de efetividade da vacina na prevenção da Covid-19 e convocou uma entrevista coletiva para as 12h45 na sede do instituto, na zona oeste de São Paulo.

Em nota sobre a reunião que fará com o Butantan, a Anvisa afirmou que deve se manifestar após o encontro. Há possibilidade de a agência divulgar em comunicado após a reunião sobre a eficácia da vacina apontada pelos estudos em Fase 3.

O Butantan já tem em solo brasileiro 10,8 milhões de doses da CoronaVac. A expectativa do instituto é chegar a 46 milhões de doses em janeiro e 100 milhões em maio.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que participará da coletiva desta quinta-feira, reiterou na véspera que a vacinação no Estado começará dia 25 de janeiro.

Também na véspera, durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, citou a CoronaVac entre os imunizantes que estarão no Programa Nacional de Imunização e previu o início da vacinação para este mês.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH060X5-BASEIMAGE

To Top