Benefícios

Prouni 2021 já tem inscrições liberadas para bolsas

prova estudante prouni mec

Prouni 2021 já tem inscrições liberadas para bolsas. Já estão abertas as inscrições para as vagas do Prouni, programa do governo federal que oferece bolsas de 50% e de 100% em universidades privadas.

São mais de 162 mil bolsas, segundo o Ministério da Educação. O prazo para se inscrever é até as 23h59 da sexta-feira, 15 de janeiro. O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado ainda neste mês, no dia 19 de janeiro.

Neste ano, por causa da pandemia, apenas candidatos que fizeram o Enem de 2019 podem se inscrever para concorrer às vagas.

Isso porque o Enem teve que ser adiado para janeiro e as notas só saem em março. O calendário do Prouni não foi alterado para a seleção estar sincronizada com o início do ano letivo nas universidades privadas.

Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br). Se ainda não fez esse cadastro, ou fez, mas não lembra a senha, já é possível providenciar o cadastro ou a recuperação da senha.

Critérios

Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato também precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas do Enem de 2019 e não pode ter tirado zero na redação.

Haverá ainda uma seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021, como normalmente acontece, que contemplará os estudantes do Enem de 2020.

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Quem estudou em escola da rede privada com bolsa integral da respectiva instituição também tem direito. “Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública”, afirma o Inep.

Consulta da oferta de bolsas

O Ministério da Educação publicou, na semana passada, as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa pudessem consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país.

A consulta das opções de oferta continua disponível na página do Prouni (clique aqui). A busca pode ser realizada por curso, instituição e município. Os quantitativos apresentados indicam o tipo de bolsa (integral e parcial), a modalidade do curso (presencial e a distância), além de turno e localidade do campus ou polo da instituição.

Confira o calendário do Enem, Prouni e Fies

12 a 15 de janeiro – Inscrição do Prouni

17 de janeiro – 1º dia do Enem impresso

19 de janeiro – Resultado da 1ª chamada do Prouni

24 de janeiro – 2º dia do Enem impresso

26 a 29 de janeiro – Inscrição do Fies

31 de janeiro – 1º dia do Enem digital

1º de fevereiro – Resultado da 2ª chamada do Prouni

2 de fevereiro – Resultado do Fies

7 de fevereiro – 2º dia do Enem digital

18 e 19 de fevereiro – Inscrição na lista de espera do Prouni

22 de fevereiro – Resultado da lista de espera do Prouni

29 de março – Divulgação das notas da prova do Enem. Fonte Extra

To Top