Benefícios

Prouni: inscrições para bolsas de até 100% já estão abertas

prova estudante prouni mec

Prouni: inscrições para bolsas de até 100% já estão abertas. Já estão abertas as inscrições para as vagas do Prouni, programa do governo federal que oferece bolsas de 50% e de 100% em universidades privadas.

São mais de 162 mil bolsas, segundo o Ministério da Educação. O prazo para se inscrever é até as 23h59 da sexta-feira, 15 de janeiro. O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado ainda neste mês, no dia 19 de janeiro.

Neste ano, por causa da pandemia, apenas candidatos que fizeram o Enem de 2019 podem se inscrever para concorrer às vagas.

Isso porque o Enem teve que ser adiado para janeiro e as notas só saem em março. O calendário do Prouni não foi alterado para a seleção estar sincronizada com o início do ano letivo nas universidades privadas.

Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br). Se ainda não fez esse cadastro, ou fez, mas não lembra a senha, já é possível providenciar o cadastro ou a recuperação da senha.

Critérios

Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato também precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas do Enem de 2019 e não pode ter tirado zero na redação.

Haverá ainda uma seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021, como normalmente acontece, que contemplará os estudantes do Enem de 2020.

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Quem estudou em escola da rede privada com bolsa integral da respectiva instituição também tem direito. “Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública”, afirma o Inep.

Consulta da oferta de bolsas

O Ministério da Educação publicou, na semana passada, as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa pudessem consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país.

A consulta das opções de oferta continua disponível na página do Prouni (clique aqui). A busca pode ser realizada por curso, instituição e município. Os quantitativos apresentados indicam o tipo de bolsa (integral e parcial), a modalidade do curso (presencial e a distância), além de turno e localidade do campus ou polo da instituição.

prouni fies
prouni mec encceja fies

Confira o calendário do Enem, Prouni e Fies

12 a 15 de janeiro – Inscrição do Prouni

17 de janeiro – 1º dia do Enem impresso

19 de janeiro – Resultado da 1ª chamada do Prouni

24 de janeiro – 2º dia do Enem impresso

26 a 29 de janeiro – Inscrição do Fies

31 de janeiro – 1º dia do Enem digital

1º de fevereiro – Resultado da 2ª chamada do Prouni

2 de fevereiro – Resultado do Fies

7 de fevereiro – 2º dia do Enem digital

18 e 19 de fevereiro – Inscrição na lista de espera do Prouni

22 de fevereiro – Resultado da lista de espera do Prouni

29 de março – Divulgação das notas da prova do Enem. Fonte Extra

To Top